(Fotos: Divulgação)

Mesmo com o crescimento do teatro musical no Brasil, ainda é raro o lançamento de álbuns com as canções dos espetáculos. Nos Estados Unidos, berço do gênero, essa é uma tradição há décadas. O Grammy até tem uma categoria especialmente para premiar trilhas de musicais teatrais. Alguns dos vencedores foram “Gypsy” (em 1960), “The Sound of Music” (1961), “Cabaret” (1968), “Hair” (1969), “West Side Story” (1986 e 2010), “Les Misérables” (1988), “Chicago” (1996), “The Liong King” (1999), “Hairpsray” (2003), “Wicked” (2005), “Spring Awakening” (2008) e “Hamilton” (2016).

No Brasil, são poucas as produções que imortalizam suas músicas com gravações oficiais. Nos últimos anos, a Cia. Barca dos Corações Partidos, que só trabalha com canções autorais, tem investido em álbuns: já foram dois – para os premiados “Auê” e “Suassuna – O Auto do Reino do Sol”. No passado, a dupla Charles Möeller e Claudio Botelho também trabalhou com discos, mas o último saiu em 2014, com as releituras do elenco de “Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos” para as canções do compositor. Também houve álbuns para as montagens brasileiras de “A Noviça Rebelde” e “O Despertar da Primavera” – mas esse segundo se perdeu e é item raro. Não consta nas plataformas digitais.

Álbuns de “O Despertar da Primavera” e “Jacinta” não estão disponíveis para streaming (Fotos: Divulgação)

Em 2013, a atriz Andréa Beltrão gravou o álbum com a trilha de “Jacinta”, com letras de Aderbal Freire-Filho e direção musical de Branco Mello. Foi vendido apenas no teatro. Em 2014, também houve o álbum de “Vingança – O Musical”, que só ficou em cartaz em São Paulo. Em 2016, Alessandra Maestrini lançou o álbum e o DVD de “Yentl Em Concerto”, com sua gravação para o repertório famoso na voz de Barbra Streisand. Ele não está disponível para streaming. A atriz vende os produtos em sua lojinha virtual no Facebook. Para facilitar sua vida, o Teatro em Cena separou os álbuns que estão disponíveis para escuta gratuita na Internet. Confira:

A Noviça Rebelde (2008)

Música: Richard Rodgers | Letras: Oscar Hammerstein II | Versão brasileira: Claudio Botelho | Direção musical: Marcelo Castro e Claudio Botelho.

(Foto: Marcos Mesquita / Divulgação)

A principal voz é de Kiara Sasso, atriz escolhida para viver a noviça Maria no Brasil. O espetáculo reinaugurou o Teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro, e emendou temporada em Sâo Paulo. “Tivemos várias mudanças quantitativas ou qualitativas ao longo da nossa carreira. Decididamente ‘A Noviça Rebelde’ foi uma mudança qualitativa e quantitativa”, diz o diretor Charles Möeller.

Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos (2014)

Letras: Chico Buarque | Roteiro / Direção musical: Claudio Botelho | Orquestração / Arranjos: Thiago Trajano | Arranjos vocais: Jules Vandystadt.

(Foto: Leonardo Aversa)

O álbum imortalizou as vozes do primeiro elenco, formado por Claudio Botelho, Soraya Ravenle, Davi Guilhermme, Estrela Blanco, Felipe Tavolaro, Lilian Valeska e Renata Celidonio. Estreado no Teatro Clara Nunes, o musical também cumpriu temporada em São Paulo e fez turnê, com apresentações até em Portugal.

Vingança, o Musical (2014)

Música: Lupicínio Rodrigues | Direção musical e arranjos: Guilherme Terra.

(Foto: Divulgação)

Estreado em São Paulo, fez enorme sucesso, com várias temporadas. O espetáculo traz releituras do repertório de Lupicínio Rodrigues em um contexto teatral. Amanda Acosta, Ana Carolina Machado, Andrea Marquee, Anna Toledo, Guilherme Terra, Jonathas Joba, Leandro Luna, Luciano Andrey e Sérgio Rufino são as vozes ouvidas no álbum.

Auê (2016)

Música: Barca dos Corações Partidos | Direção musical e arranjos: Alfredo Del-Penho e Beto Lemos.

(Foto: Divulgação)

Primeiro espetáculo 100% autoral da Cia. Barca dos Corações Partidos, estreou no Rio de Janeiro, ganhou prêmios, e fez turnê. Entre as composições, há uma colaboração de Laila Garin. No álbum, ouve-se toda a trupe: Ádren Alves, Alfredo Del-Penho, Beto Lemos, Eduardo Rios, Fábio Enriquez, Renato Luciano e Ricca Barros.

Suassuna – O Auto do Reino do Sol (2017)

Música e direção musical: Chico César, Beto Lemos e Alfredo Del Penho.

(Foto: Silvana Marques / Divulgação)

Sucessor do “Auê”, o musical da Barca dos Corações Partidos em homenagem a Ariano Suassuna também virou álbum. Neste, além de todas as vozes presentes em Auê, há a da atriz convidada Rebeca Jamir.