O espetáculo “Inimigo Oculto”, da Cia. Ciclus, inicia uma nova temporada no próximo sábado (6/10), na Casa Rio, em Botafogo, depois de cancelar suas apresentações na Sala Baden Powell, em Copacabana, no mês de setembro. Na ocasião, o diretor Rodrigo França acusou uma gestora do espaço de racismo com um ator negro do elenco. “Não podemos permitir que o nosso público, composto por 85% de negras e negros, se submeta a tal experiência criminosa”, disse o artista em post no Facebook.

“Inimigo Oculto” (Foto: Divulgação)

A peça também trata de um problema social: a violência contra a mulher – simbólica, psicológica, física, sexual e moral. “Possibilitamos que as pessoas vejam o quanto naturalizamos diversas violências, transmitindo um olhar diferenciado sobre as relações abusivas. A montagem teve sua concepção sob o conceito de provocar empatia e dessa forma, desejamos que o público reflita a partir da experiência cênica e de sua própria vida”, afirma a diretora Andrea Bordadagua.

A montagem é itinerante dentro da Casa Rio. Os atores conduzem o público pelos cômodos, onde são apresentados fragmentos de histórias. O intuito é aproximar o espectador das cenas e despertar a reflexão sobre as violências cotidianas, não raras em tantas famílias. Durante o processo criativo do espetáculo, todo o elenco, por exemplo, se deu conta que já tinha vivenciado algum caso de violência doméstica.

(Foto: Rodrigo Menezes)

_____
SERVIÇO: sáb, 20h; dom, 19h. R$ 40. 50 min. Classificação: 16 anos. Até 27 de outubro. Casa Rio – Rua São João Batista, 105 – Botafogo. Tel: 2148-6999.