(Foto: Divulgação)
Você mudaria toda sua vida em 25 dias para ir trabalhar em outro país por seis meses? O ator Ton Carvalho sim. “Vendi praticamente tudo que tinha, dividi minhas coisas pessoais na casa de amigos, arrumei a mala e viajei!”, conta. Deixou para trás três espetáculos em processo de ensaio e o cargo de professor no Projeto Favela Mundo. Também escapou de uma semana de provas na faculdade, com apoio dos docentes. Ton vinha se apresentando no Brasil com o infantil “Galinha Pintadinha em Ovo de Novo” até que recebeu um convite para se mudar para o Qatar, indicado por um amigo. O Premium Group, da Alemanha, queria montar um elenco para shows diários no Mall of Qatar, inaugurando um segmento de entretenimento na região. Novidade para os artistas, imigrando no país, e para a população também.

– É uma experiência incrível, pois tem gente do mundo todo, o que faz ser enriquecedor. É bem diferente trabalhar aqui: o público é seco, pois nunca viu isso, não está acostumado. Estamos sendo uma novidade do país, então estamos formando esse público, essa plateia. Mas, embora seja tudo novo, o público tem nos recebido bem. Eles amam tirar fotos. Tiram muitas fotos o tempo todo de tudo! – Ton conta ao Teatro em Cena, durante um momento de folga, antes de enfrentar três horas de ensaios à madrugada. A rotina é puxada.

(Foto: Arquivo Pessoal)
(Foto: Arquivo Pessoal)

Ele e mais seis brasileiros dividem uma vila com outros artistas. São bailarinos, cantores e acrobatas de vários países distribuídos em dez casas. O idioma predominante é o inglês, utilizado principalmente para os ensaios, com os diretores internacionais. O projeto prevê seis shows diferentes em um palco enorme, com superprodução, música, marionetes, voos, perna de pau, e distintas performances. Nesta primeira etapa, entre outras atividades, Ton tem se apresentado com perna de pau. Nos próximos dias, já começará a ensaiar os próximos shows, com o diretor Brad J. Cleary e o coreógrafo Kim Willecke, que já dançou com Beyoncé e Leona Lewis.

É a segunda experiência internacional do ator. Ton Carvalho também já trabalhou na Suécia. “E sempre me lembro do dia que meu pai me disse ‘larga esse negócio de teatro, que isso não vai te levar a lugar nenhum”. Imagina se levasse, hein!

Ensaio (Foto: Arquivo Pessoal)
(Foto: Arquivo Pessoal)