(Foto: Andrea de Matte)

A montagem de “Léo e Bia”, de Oswaldo Montenegro, dirigida por Leonardo Talarico (de “Amor e Ódio em Sonata”), está com data marcada para retornar ao Rio de Janeiro: 6 de janeiro. A nova temporada será no Teatro Maria Clara Machado, no Planetário da Gávea. De acordo com a nova ficha técnica, Isabella Santoni (de “Cinco Júlias”) não faz mais parte do elenco. Uma das novidades é Bia Arantes (de “A-Traídos”), que era a primeira opção de “Bia” do diretor, mas não pôde compor o elenco da estreia por outros compromissos profissionais.

Além de Bia Arantes, compõe o elenco Amandha Monteiro (de “Amor e Ódio em Sonata”), Carol Garcia (de “Círculo da Transformação em Espelho”), Diogo Monteiro (da Intrépida Trupe), Guilherme Hamacek (de “Sempre Amigos”), Juliana Weinem (de “Amor e Ódio em Sonata”) e Raíssa Venâncio. Todos interpretam adolescentes que sonham em viver de arte em Brasília em plena ditadura militar, em 1973. Eles ensaiam em um galpão, onde concebem um espetáculo, e tem que lidar com a censura e a repressão materna de Bia, que não apoia a empreitada.

O espetáculo é inspirado na juventude de Oswaldo Montenegro na capital, mas é uma ficção. A montagem original estreou nos anos 1980. “Léo e Bia” também ganhou uma adaptação para o cinema em 2010, mas o filme chegou a poucas salas e amargou baixa bilheteria. No Youtube, no entanto, foi assitido mais de um milhão de vezes clandestinamente. Hoje em dia, o filme está de forma legal na plataforma.

Essa é a primeira montagem oficial da peça sem ter assinatura de Oswaldo na direção. Mas o projeto é aprovado e incentivado por ele, que chegou a regravar três canções especialmente para o espetáculo. A trilha também traz gravações de Ney Matogrosso, Alceu Valença, Zé Ramalho, Zeca Baleiro e Paulinho Moska.

(Foto: Leonardo Talarico)

_____
SERVIÇO: sex e sáb, 21h; dom, 20h. R$ 40. 90 min. Classificação: livre. De 6 até 28 de janeiro. Teatro Maria Clara Machado – Planetário da Gávea – Avenida Padre Leonel Franca, 240 – Gávea. Tel: 2274-7722.