Em meio aos rumores sobre fechamento, a Caixa Cultural vai receber a temporada de “MUNDOMUDO”, espetáculo dirigido por Georgette Fadel (de “Cara de Fogo”, “O Duelo”). A assessoria de imprensa da montagem anunciou a estreia para 11 de maio no Teatro de Arena. Ela ficará em cartaz até o dia 27, com sessões de sexta a domingo. No site oficial da Caixa, a programação também mostra que a exposição “Portinari, a Construção de uma Obra”, na Galeria 4, tem previsão de se manter aberta ao público até 1º de julho. É a maneira da Caixa Cultural se posicionar com relação às notícias.

(Foto: Reprodução)

O fechamento foi um furo da colunista Marina Caruso, do jornal O Globo, no dia 18 de abril. Ela disse que os funcionários do centro cultural tomaram ciência da situação em uma reunião na véspera. O motivo alegado foi o alto aluguel do prédio. No dia 20 de abril, a Associação dos Produtores de Teatro (APTR) publicou uma carta aberta ao presidente da instituição, Nelson de Souza, pedindo esclarecimento e reconsideração. A Caixa não respondeu a carta e, no dia 29, no término da temporada de “Obscena – Um Encontro com Hilda Hilst”, a atriz Fabiana Pirro leu o texto na íntegra no palco, como um manifesto pela manutenção do espaço.

O anúncio da temporada de “MUNDOMUDO”, então, é uma boa notícia. Para melhorar, todas as sessões terão entrada franca, com distribuição de senhas na bilheteria uma hora antes da apresentação. O espetáculo conta a história de dois palhaços decadentes que passam a investigar os valores da sociedade contemporânea após serem abandonados por sua trupe circense.

Henrique Nerys e Jorge Vermelho em cena no espetáculo (Foto: Jorge Etecheber)

_____
SERVIÇO: sex a dom, 19h. Entrada franca: os ingressos devem ser retirados na bilheteria uma hora antes da apresentação. 80 min. Classificação: 16 anos. De 11 até 27 de maio. Caixa Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena – Avenida Almirante Barroso, 25 – Centro. Tel: 3980-3815.