O tradicional concurso de dramaturgia “Seleção Brasil em Cena” chega a sua 8ª edição. Promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), ele está com inscrições abertas até 31 de janeiro. O autor da melhor peça inédita – eleita em comunhão entre o júri e o público das leituras dramatizadas – verá seu texto ganhar uma montagem profissional no CCBB do Rio. As inscrições são exclusivamente pelo site oficial, onde também se encontra o regulamento.

(Foto: Divulgação)

Na primeira etapa do concurso, todos os textos enviados são lidos pela comissão julgadora, responsável por definir os 12 melhores. Os selecionados ganham leituras dramatizadas com alunos de escolas de teatro e direção de profissionais atuantes no mercado. Essas leituras terão entrada franca para o público e ocorrerão entre os dias 1º e 16 de setembro no CCBB, no Centro. O vencedor será anunciado em 17 de setembro e a montagem de sua peça estreará em 9 de janeiro de 2019.

– No momento em que o país vive todas as dificuldades que estamos vendo, sobretudo na área de cultura, um projeto de fomento à nova dramaturgia tem uma importância enorme. É uma oportunidade para que novos dramaturgos sejam inseridos no mercado de trabalho, porque premia com a montagem o melhor texto. Esse para mim é um dos projetos mais importantes da atualidade no país. – defende Sérgio Saboya, idealizador do concurso.

O “Seleção Brasil em Cena” já premiou 11 peças teatrais com montagens profissionais e promoveu 132 leituras dramatizadas. Desde 2016, os espetáculos e as leituras atraíram 29 mil espectadores. A edição anterior do concurso premiou três textos, entre eles “A Tropa”, de Gustavo Pinheiro, que foi dirigido por Cesar Augusto (da Cia. dos Atores) e estrelado pelo ator Otávio Augusto (de “Rock’n Roll”).