“Bituca – Milton Nascimento Para Crianças” integra o incrível projeto “Grandes Músicos Para Pequenos”. A trama revela a infância do músico, em uma abordagem que mescla situações vividas por ele, evidenciando a temática da adoção de uma criança negra e a convivência escolar em meio a diferenças. A realização é impecável, a montagem é imperdível, e vale a toda família. O espetáculo fica até 27 de agosto no Teatro dos 4, aos Sábados e Domingos às 17h.

Milton Nascimento é um artista reconhecido mundialmente como cantor e compositor por suas obras de tamanha genialidade. Grande representante da música popular brasileira, premiado internacionalmente e com incontáveis homenagens, sua obra é estudada por todo mundo. Contar a história inspirada na infância de Milton para crianças é revelar a descoberta de sentimentos como o amor, através da adoção e o rompimento de diferenças.

A trama do espetáculo se desenvolve a partir do momento em que Milton, ao ficar órfão, é cuidado por sua avó que tenta conciliar os serviços da casa levando-o para o trabalho. Quando então a filha de sua patroa, Lília, apegada ao menino decide adotá-lo para não se distanciar dele, ao ter de acompanhar o marido para Minas Gerais. No primeiro dia de aula, ele percebe que é o único negro na escola, e que é tratado de forma diferente pelos colegas e até mesmo pelos seus pais. Através da música, ele encontra um lugar prazeroso para refugiar-se, rompendo os preconceitos daquela sociedade.

O texto de Pedro Henrique Lopes explicita um formato de adaptação biográfica de sucesso que não se prende a dados históricos ou a forma didática, e aposta em uma nova maneira de contar a história deste grande músico, através da infância em situações que qualquer um pode se relacionar. O universo das brincadeiras, dos conflitos pueris, da relação com a música, o sonho do reencontro com a mãe biológica que se dá através da materialização do seu desejo e de forma emocionante, graças a imaginação. O texto está no ponto. Com a sábia inserção das canções e da experiência musical a cena, a abordagem do tema que estimula reflexão às crianças e a família acerca da adoção e do preconceito racial.

A direção de Diego Morais é assertiva ao ritmo cênico tanto para o musical, como para o teatro infantil. O domínio sobre a cena e o olhar apurado sobre a estética do espetáculo fazem de “Bituca”, uma proposta leve e divertida de abordar com sensibilidade assuntos delicados. A direção musical de Guilherme Borges, com arranjos belíssimos e musicalidade cativante, bem adaptadas a construção do espetáculo musical, que integram e participam da história. A criação dos cenários e figurinos de Clívia Cohen carrega sutilmente elementos da cultura popular. A representação do trem, formado por módulos que se transformam em novos ambientes ao girar, como a escola, o quarto; juntamente a grandiosa trama de fuxico dão um toque artesanal e proporcionam um efeito estético encantador.

Em cena, percebemos elenco afiadíssimo, com o destaque de Udylê Procópio (de “Dzi Croquettes”) como Milton, Aline Carrocino (de “Luiz e Nazinha”), e Pedro Henrique Lopes (de “Chacrinha – O musical”), que formam o núcleo das crianças. Grande conjunto de atuações, excelente desenvolvimento do texto em conjunto a genialidade da obra de Milton Nascimento adaptado em um divertido musical para crianças.

Recomendo.

Por Gustavo Fonseca
Licenciado em Artes Cênicas.

(Foto: Reprodução)

Ficha técnica
Direção: Diego Morais
Direção Musical: Guilherme Borges
Texto: Pedro Henrique Lopes
Elenco: Udylê Procópio, Martina Blink, Aline Carrocino, Anna Paula Black, Marina Mota e Pedro Henrique Lopes
Cenário e figurinos: Clívia Cohen
Iluminação: Carlos Lafert
Visagismo: Vitor Martinez
Produção e realização: Entre Entretenimento

_____
SERVIÇO: sáb e dom, 17h. R$ 60. 55 min. Classificação: livre. Até 27 de agosto. Teatro dos Quatro – Shopping da Gávea – Rua Marquês de São Vicente, 52 – Gávea. Tel: 2239-1095.