Alexandre Dantas (de “Agosto”), Carol Garcia (de “Léo e Bia”), Fabianna de Mello e Souza (de “Incêndios”), Júlia Marini (de “Beije Miha Lápide”) e Sávio Moll (de “O Princípio de Arquimedes”) formam o elenco de “Círculo da Transformação em Espelho” – espetáculo de título misterioso. Trata-se de uma peça da americana Annie Baker, dramaturga vencedora do Prêmio Pulitzer. O espetáculo está sendo montado no Rio de Janeiro com estreia prevista para quinta-feira da semana que vem (5/10), no Sesc Copacabana. O Teatro em Cena recebeu em primeira mão uma foto oficial do elenco – que vem mergulhando em um processo criativo denso. Confira:

(Foto: Rodrigo Castro)

Descrita como uma comédia dramática, a história se passa em uma cidadezinha fictícia, onde cinco pessoas se reúnem em um curso de artes dramáticas pelas razões mais diferentes. Há a professora Marty, de 55 anos; seu marido James, de 60, que tem que se tornar aluno; o carpinteiro recém-separado Schultz, de 48 anos; a atriz Theresa, de 35 anos, que abandonou Nova York quando se deu conta de que não conseguiria mudar o mundo por meio do teatro; e a adolescente Lauren, de 16 anos, que sonha em seguir carreira de atriz. “Essa foto, especificamente, mostra um dos jogos sugeridos pela Marty, a professora, no qual ela indica uma situação a ser vivida pelo Schultz, pela Theresa e pela Lauren. No fundo, o James, marido da Marty, observa tudo, meio sem saber o que achar”, explica o jornalista e crítico teatral Rafael Teixeira, tradutor e idealizador da montagem.

Segundo ele, o modo como as histórias se desenvolvem vão fazer lembrar a vida da maioria das pessoas, embora o tema de aula de teatro seja bastante específico. Para o tradutor, a peça não é sobre teatro. “É sobre a vida. O teatro, os jogos propostos e as situações que eles geram são apenas um veículo para falar de outras coisas”, explica ao Teatro em Cena. “Não há episódios extraordinários, rupturas drásticas, viradas mirabolantes. É tudo de uma humanidade radical. Mas, mesmo assim, pelo olhar de Annie Baker, a vida é repleta de potência, beleza e regozijo. Eis aí uma ideia maravilhosa: a de que há algo de belo no trivial, de que há felicidade genuína mesmo no cotidiano de qualquer um de nós”, pontua Rafael.

A direção está a cargo de Cesar Augusto (de “A Tropa”). Em material enviado à imprensa, ele aponta a simplicidade da peça como o maior desafio desse trabalho. “Minha direção se apoia neste fascinante universo que se revela muito além de um simples jogo teatral, apesar das aparências”, adianta. O cenário será composto por cinco grandes espelhos de base móvel, que evocam a sala de ensaio onde a turma se encontra para o curso. Os espelhos do título.

_____
SERVIÇO: qui a sáb, 20h30; dom, 19h. R$ 30 (ou R$ 7 para associados Sesc). Classificação: 12 anos. De 5 até 29 de outubro. Sesc Copacabana – Teatro de Arena – Rua Domingos Ferreira, 160 – Copacabana. Tel: 2547-0156.