Oportunidade única de ver Soraya Ravenle (Prêmio Shell por “Dolores”), Susana Ribeiro (Prêmio Cesgranrio por “Conselho de Classe”), Marcelo Olinto (Prêmio ATPR por “Conselho de Classe”) e Gabriel Stauffer (Prêmio Cesgranrio por “O Grande Circo Místico”) juntos no palco, com entrada franca. Apesar de serem artistas premiados, eles estão tirando o diploma de bacharelado na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) agora e tem um espetáculo de formatura para apresentar na segunda (13/6) e na quarta(15/6): “Vem, Meteoro! Missão BT9”. As sessões serão no Espaço Sérgio Britto, na Glória, com capacidade para 50 pessoas.

(Foto: Alvaro Dantas)
(Foto: Alvaro Dantas)

A peça é uma criação coletiva da turma, com dramaturgia assinada pelo também premiado Pedro Kosovski (de “Cara de Cavalo”) e Julia Stockler (atriz de “Patricia Piolho”). Pedro, que também assina a direção, ressalta que o espetáculo alia o processo criativo do ator ao momento político do país. “A provocação que fiz a eles, inicialmente, foi para que cada um trouxesse uma composição capaz de realizar um ‘desejo egoísta’. Sempre gostei de imaginar o teatro como campo onde desejos se realizam coletivamente”, conta, “portanto, o maior desafio com a turma foi construir uma trajetória criativa onde esses desejos negociassem seu egoísmo inicial com a exigência coletiva e relacional do teatro”.

O resultado é uma peça que começa com uma colisão, o meteoro, o golpe de Estado. Uma pessoa de teatro muito íntima de todos, é internada em um hospital: não fala e não se mexe, mas afirmam que ela escuta e compreende tudo que é dito. É toda ouvidos. Amigos visitam-na e tentam trazê-la de volta à vida.

O elenco traz ainda Cesar Augusto (de “Conselho de Classe”), Cristina Flores (de “Sexo Neutro”), Pedro Osório (de “Família Lyons”), Andy Gercker (de “Pequenos Poderes”), Branca Messina (de “Corte Seco”), Flavia Milioni (de “Silêncio”), Henrique Manoel Pinho (de “Crônicas de Nuestra América”), Luciana Brittes (de “Azul Esplendor”), Luísa Pitta (de “O Controlador do Tráfego Aéreo”), Saulo Rocha (de “Pineal – Ritual Cênico”), Sergio Maciel (de “A Garota do Adeus”), Carolina Ivancevic, Catharina Caiado, Danilo Moraes, Gisela Rodriguez, Leticia Monte e Thiago Genthil. Eles formam a turma BT9B.

(Foto: Álvaro Victor)
(Foto: Álvaro Victor)

______
SERVIÇO 1 : seg, 18h; qua, 18h e 21h. Entrada franca. 120 min. Classificação: 14 anos. Dias 13 e 15 de junho. Espaço Sergio Britto – Rua Santo Amaro, 44 – Glória. Tel: 3916-7500.