Plantão

A Invenção do Nordeste, do Grupo Carmin, retorna ao Rio em nova temporada

Sucesso de crítica, o espetáculo “A Invenção do Nordeste”, do Grupo Carmin, volta ao Rio de Janeiro na próxima segunda (8/10) para uma nova temporada. Será no Teatro SESI Centro, com apresentações sempre segundas e terças-feiras às 19h. Trata-se de uma comédia reflexiva sobre os estereótipos construídos em torno do nordeste brasileiro e da figura do chamado “nordestino”, que reduz cidadãos e culturas de diferentes estados a uma única palavra.

(Foto: José Telly Fagundes)

Na trama, escrita por Henrique Fontes e Pablo Capistrano (ambos de “Jacy”), dois atores nordestinos participam de um workshop para definir qual deles participará de um filme importante. A vaga é para um papel de “nordestino”, o que os coloca em uma situação de repensar as próprias características e possibilidades. Esforçados, eles precisam parecer/aparentar o que já são, e corresponder às expectativas do imaginário da produção sudestina.

A inspiração para a peça, resultado de dois anos de pesquisas, é o livro “A Invenção do Nordeste e Outras Artes” do professor Dr. Durval Muniz de Albuquerque Jr.. Ela dá continuidade ao trabalho documental do Grupo Carmin e é definida como uma obra de auto-ficção. O elenco é formado por Henrique Fontes, Mateus Cardoso (de “Jacy”) e Robson Medeiros, com direção de Quitéria Kelly, estreante na função.

_____
SERVIÇO: seg e ter, 19h. R$ 20. 70 min. Classificação: 12 anos. De 8 de outubro até 6 de novembro. Teatro SESI Centro – Avenida Graça Aranha, 1 – Centro. Tel: 2563-4163 / 2563-4168.

Comentários

comments