Plantão

Antônio Pitanga e Ruth de Souza são temas de enredo em escolas de samba

Dois artistas importantes na história da TV, do cinema e do teatro nacional serão homenageados no Carnaval. Ruth de Souza, de 97 anos, e Antônio Pitanga, que completa 80 anos em junho, terão suas histórias contadas na Sapucaí. Ruth será enredo da Acadêmicos de Santa Cruz e Antônio da Unidos do Porto da Pedra, ambas da chamada Série A, que desfila na sexta (1º/3) e no sábado (2/3) no Sambódromo. A TV Globo vai exibir os desfiles.

O enredo “Ruth de Souza – Senhora Liberdade, Abre As Asas Sobre Nós” será visto primeiro: é a quarta escola marcada para se apresentar, na sexta-feira. O desfile está a cargo do carnavelesco Cahê Rodrigues, que saiu da Imperatriz Leopoldinense e só topou assinar com a Santa Cruz se pudesse fazer a tão sonhada homenagem à Ruth, que foi a primeira protagonista negra na televisão (na novela “A Cabana do Pai Tomás”), a primeira negra no palco do Theatro Municipal e a primeira brasileira negra indicada a prêmio internacional, com o filme “Sinhá Moça” no Festival de Veneza. Foi pioneira em todas as vertentes.

(Foto: Felipe Araujo / Divulgação)

“Eu já tinha o desejo de falar da Ruth há algum tempo”, o carnavalesco contou ao site Carnavalesco, “entre todos os momentos especiais da Santa Cruz esse ano, eu destaco a comissão de frente. Ela é um xodó, pois tem um significado muito grande pra vida da Ruth, além de ter uma carga emocional muito grande. Acho que vai ser um grande momento de emoção. O abre-alas também, que é aonde a Ruth vem. É um carro muito representativo pra ela. É a visão dela sobre o Theatro Municipal”.

O casal Taís Araújo e Lázaro Ramos deve participar do desfile. Eles estiveram com Ruth e a escola de samba nesta semana para a gravação de um documentário. “Ruth de Souza merece todas as homenagens. É importante este reconhecimento, pela idade que tem e por seu tempo de carreira. Ela é uma inspiração e é uma pioneira”, diz Lázaro.

(Foto: Reprodução / Instagram)

Já na Unidos do Porto da Pedra, estão confirmadas as participações de Camila Pitanga e Roco Pitanga, filhos do homenageado, no desfile de sábado. A cantora angolana Titica também está confirmada. Maria Ceiça, Nando Cunha e David Junior estiveram em ensaios na quadra da escola e são nomes esperados para o desfile. Antônio Pitanga aparecerá no fim do desfile em um carro alegórico cercado de amigos: “estou chamando todo mundo para desfilar – Zezé Motta, Tonico Pereira… Só não vai a Ruth de Souza, porque ela também vai ser enredo”, ele disse ao jornal O Globo.

(Foto: Reprodução / Carnavalesco)

O enredo que o homenageia se chama “Antônio Pitanga, um Negro em Movimento”. Além de comemorar seus iminentes 80 anos de carreira, o desfile também vai reconhecer seus 50 filmes e 30 trabalhos na televisão. No que concerne ao teatro, serão lembrados os espetáculos “Chapetuba FC”, “O Poder do Negro” e “Hair”.

“É um personagem riquíssimo. São muitos filmes, peças de teatro, novelas. O enredo foi construído a quatro mãos. Minhas e dele”, o carnavalesco Jaime Cezário contou ao site Carnavalesco, “existe uma afinidade da escola com o Antônio Pitanga e essa luta, garra e determinação dele realmente emocionam”.

(Foto: Divulgação)

A temática social será abraçada pelo desfile. Antônio Pitanga despertou para a arte ao morar ao lado de um clube de fantoches. A entrada de negros no local, contudo, era proibida. Ele espiava os ensaios pelas frestas do gradil. O enredo mostrará sua superação. Ouça o samba abaixo, assim como o de Ruth de Souza:



Comentários

comments