Armando Babaioff dedica vitória no Prêmio APTR a Matheusa – Teatro em Cena
Premiações

Armando Babaioff dedica vitória no Prêmio APTR a Matheusa

(Foto: Leonardo Torres)

Armando Babaioff teve a oportunidade de fazer um discurso no Prêmio APTR, na quarta (9/5), no Theatro Net Rio, em Copacabana. “Tom na Fazenda”, protagonizado, traduzido e co-produzido por ele, foi eleito o melhor espetáculo do ano. No palco, o ator – que também foi indicado à premiação por sua atuação – lembrou de Matheusa, a transexual não binária, universitária e ativista LGBT morta queimada em mais um crime de ódio no Rio de Janeiro recentemente.

PRÊMIO APTR: vencedores e detalhes aqui

– Quando apresentei esse projeto ao Roberto do Oi Futuro, foi exatamente dois dias depois que um menino foi assassinado pelos pais por ser homossexual: Itaberlly Lozano. Isso me marcou muito, tanto que na primeira reunião para falar desse projeto, eu não levei o projeto, eu levei o jornal que falava da morte desse menino. Hoje, um ano e dois meses depois, vivendo dessa peça sem patrocínio, estando em nossa 6ª temporada, no Teatro do Leblon, eu gostaria de dedicar esse espetáculo à Matheusa. Do dia 1º de janeiro até o dia de hoje, 156 pessoas da comunidade LGBT foram assassinadas pelo simples fato de amarem do jeito que amam, igual a todo mundo. Eu gostaria de levar isso como lição para o resto da minha vida: precisamos cuidar uns dos outros. Precisamos cuidar da gente. – disse Armando.

Em “Tom na Fazenda”, o ator dá vida a um publicitário que descobre, na morte de seu namorado, como o parceiro vivia uma vida de mentiras. Sua sogra não sabia que o filho era gay e muito menos que ele, Tom, existia. Ela acredita que o filho tinha uma namorada: ele chegou até a enviar uma foto da suposta moça para a mãe. O autor da peça, Michel Marc Bouchard, diz que, por conta da discriminação e LGBTfobia, homens e mulheres jovens aprendem a mentir antes mesmo de amar.

_____
SERVIÇO: sáb, 21h; dom, 19h. R$ 60 (dom), R$70 (sáb). 110 min. Classificação: 18 anos. Até 27 de maio. Teatro do Leblon – Sala Marília Pêra – Rua Conde Bernadotte, 26 – Leblon. Tel: 2569-7700.

Comentários

comments