Ney Latorraca explica porque expulsou senhora do teatro: “Ela foi homofóbica” – Teatro em Cena
+ TeatroColuna Social

Ney Latorraca explica porque expulsou senhora do teatro: “Ela foi homofóbica”

(Foto: Globo/Renato Rocha Miranda)

(Foto: Globo/Renato Rocha Miranda)

O ator Ney Latorraca rebateu as notícias de que teria humilhado a espectadora de 72 anos, que foi expulsa do teatro durante a encenação de “Entredentes” no Sesc Ginástico, na quinta (30/01). Em declaração exclusiva ao Teatro em Cena, ele disse que foi vítima de ataque homofóbico e por isso exigiu que ela deixasse o ambiente. “Ela foi homofóbica. Essa que é a verdade. Está resolvido. Ninguém tem o direito de fazer isso. Tem que me respeitar!”, afirmou. “Ela tem 72 anos e eu tenho 70! Também quero respeito. Não tem discussão”.

Segundo ele, a senhora em questão estava falando desde o início da encenação. Por causa da música alta, Ney não conseguia entender o que era dito, mas ouvia alguém falando, porque ela estava sentada na “terceira ou quarta fileira”. Mas, quando o volume da trilha baixou, ele escutou perfeitamente. “Ela foi agressiva. Ficou gritando ‘seu viado, filho da puta!’. Não falou baixinho, tanto é que eu ouvi”, narrou o ator que, após a expulsão da espectadora, conseguiu levar o espetáculo até o fim, mas “pessimamente”. “Ela está errada. Uma senhora de idade ir ao teatro para ofender um ator? Daqui a pouco ela se acha no direito de subir no palco e dar na minha cara”.

Ney Latorraca afirma que não a humilhou, como foi noticiado. Mas outros espectadores presentes no teatro contam que ele foi, sim, ríspido e grosseiro. Um ator, que estava na plateia e prefere não se identificar, diz que Ney “a botou abaixo de cachorro” e que a mulher foi “escorraçada da plateia”. Seguranças do teatro a levantaram da poltrona e a encaminharam à saída, onde ela teria passado mal ao beber água. A acompanhante da senhora também foi obrigada a sair, acusada de “cúmplice” por Ney. Em protesto, algumas pessoas deixaram o ambiente.

Aproveite para ler a opinião do site sobre “Entredentes”

Antes de expulsá-la, o ator perguntou se era ela quem proferia tais impropérios. Ela confirmou que sim, entre risos, o que o irritou ainda mais. A professora aposentada Zeze Monsanto, de 73 anos, também estava na plateia e ouviu tudo que a expulsa disse. Ela confirma que a outra senhora não falava baixo, embora não gritasse diretamente para o ator. “Ela era muito humilde e não teve noção daquilo que estava fazendo. Ela ficava rindo e falando ‘ah, é viado!’. Isso tem que ter um basta. Ninguém merece ser desrespeitado assim”, opinou. “Alguém me disse: e se ele expulsasse você? Comigo não aconteceria isso, porque quando vou ao teatro vou para ver e ouvir e não para falar. Quem tem que falar é o artista. Eu acho que ele estava certo. Ele foi grosseiro? Foi. Mas não é obrigado a passar por isso”.

A verdade é que o incidente causou desconforto em todos os presentes. Houve quem achasse que fazia parte da peça – e que a senhora voltaria no final. Outros ficaram constrangidos. Alguns, realmente, deixaram a plateia. Zeze Monsanto conta que ficou muito nervosa e passou mal, assustada e preocupada com a saúde do ator – que faz seu retorno aos palcos após uma longa internação no fim de 2012, quando ele quase morreu. “Ele tem 70 anos e ela também é uma senhorinha. Ele poderia, ali no palco, ter acabado com a vida dela. Ela, depois que viu o que fez, também ficou assustada”.

ATUALIZAÇÃO 31/10/2014 16H27

A assessoria de imprensa do Sesc emitiu uma nota de esclarecimento, que segue na íntegra:

O Sesc Rio lamenta o episódio ocorrido ontem, dia 30/10/2014, durante a encenação da peça “Entredentes”, no Teatro Sesc Ginástico, quando houve um desentendimento entre o ator Ney Latorraca e uma espectadora. O Sesc Rio, que possui a maior rede de teatros do Estado, com 21 salas e mais de 4 mil lugares, difunde a cultura de forma ampla e preza a diversidade em todas as suas atividades. Informamos que a temporada transcorrerá normalmente com apresentações de hoje a domingo, às 19h, com encerramento no dia 2/11. O Teatro Sesc Ginástico fica na Av. Graça Aranha, 187, no Centro (tel.: 2279-4027).

Comentários

comments