PlantãoTudo ao Contrário

Atores farão evento musical com números de inversão de gênero

Imagine uma apresentação de “Cell Block Tango” só com os homens do musical “Chicago”. Ou um número dos missionários de “The Book of Mormon” apresentado apenas por meninas. Quem sabe “Take Me Or Leave Me”, do “Rent”, interpretada por dois homens? Tudo isso vai acontecer, no dia 6 de abril. Marque na agenda. Tiago Abravanel (de “Meu Amigo, Charlie Brown”), Emílio Dantas (de “Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz, o Musical”), Claudio Lins (de “O Beijo no Asfalto – O Musical”) e Gabriel Leone (de “Chacrinha – O Musical”) vão subir no palco do Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes, para apresentações de números musicais femininos. Da mesma maneira, Lucinha Lins (de “Palavra de Mulher”), Lilian Valeska (de “Amargo Fruto”), Soraya Ravenle (de “Sassaricando”) e Amanda Acosta (de “O Primeiro Musical a Gente Nunca Esquece”) se apresentarão cantando músicas de personagens masculinos. Assim será o evento “Tudo ao Contrário – A Cena em Prol da Vida”, com objetivo de angariar fundos para a Sociedade Viva Cazuza, que trata de crianças portadoras de HIV/AIDS.

Parte do elenco de "Tudo ao Contrário" (Fotos: Reprodução)

Parte do elenco de “Tudo ao Contrário” (Fotos: Reprodução)

O grande show é inspirado no “Broadway Backwards”, que acontece em Nova York, promovido pela Broadway Cares / Equity Fights AIDS. Anualmente, atores dos musicais da Broadway se reúnem no desafio de inversão de gênero para apresentações tão inéditas quanto únicas, arrecadando fundos para pesquisas da cura da AIDS. Idealizador do evento brasileiro, o produtor Caio Loki entrou em contato com a ONG e recebeu aprovação para repetir a ideia no Rio de Janeiro. “Sempre tive vontade de atuar de forma artística para beneficiar quem trabalha para aliviar os sintomas sociais dos portadores do vírus ou quem trabalha em busca da cura do HIV”, ele diz ao Teatro em Cena. “E achei essa ideia muito interessante como exercício cênico. No teatro musical, a gente fala muito de ‘perfil’ e a gente raramente tem a chance de explorar músicas e um repertório de outro gênero. Quando o Cazuza se tornou um musical famoso e o próprio Cazuza acabou se tornando também um ícone dentro do teatro musical brasileiro, achei que era a oportunidade perfeita para fazer o ‘Broadway Backwards’ aqui”.

"Cell Block Tango" masculino no Broadway Backwards (Foto: Reprodução)

“Cell Block Tango” masculino no Broadway Backwards (Foto: Reprodução)

Aliaram-se a ele Reiner Tenente (de “O Primeiro Musical a Gente Nunca Esquece”) e João Fonseca (de “Cássia Eller – O Musical”). Os dois assumirão a direção geral do show, que terá mais de 50 artistas envolvidos e direção musical de Tony Lucchesi (de “O Primeiro Musical a Gente Nunca Esquece”). “Vamos fomentar a diversidade, unificar a classe, desenvolver possibilidades de se utilizar a arte em prol de uma nobre causa. Todos os apoiadores estão oferecendo a infraestrutura gratuitamente em prol do evento e consequentemente da Sociedade Viva Cazuza”, ressalta Reiner, citando a Aventura Entretenimento, a Elétrica Cenica, a Opsom, a Prefeitura do Rio e o próprio Teatro Carlos Gomes. O diretor esteve com João em Nova York e teve uma reunião com os organizadores do Broadway Backwards original.

Lá, o evento existe há dez anos, sendo também uma celebração do orgulho LGBTQ. A edição do ano passado, com ingressos esgotados, arrecadou US$ 466 mil para instituições que tratam da AIDS. Teve, por exemplo, Tituss Burgess cantando “Dreamgirls” e quatro homens interpretando “Let It Go” (“Frozen”). Abaixo, você pode conferir dois vídeos para ter uma ideia melhor de como acontece. No Brasil, a equipe quer fazer um evento bombado também para encher os 685 lugares do teatro e conseguir ajudar a Viva Cazuza. A realização é do CEFTEM e do João Fonseca, que juntos já levaram o musical “Godspell” aos palcos.

Segue a lista de artistas confirmados: Amanda Acosta, André Dias, Claudia Netto, Claudio Lins, Emílio Dantas, Evelyn Castro, Gabriel Leone, Gustavo Klein, Ícaro Silva, Izabela Bicalho, Kakau Gomes, Lilian Waleska, Lucinha Lins, Marya Bravo, Reiner Tenente, Soraya Ravenle, Stella Maria Rodriygues, Tacy de Campos, Tiago Abravanel, Thelmo Fernandes e Wladimir Pinheiro.

Comentários

comments