Plantão

Atores tiram a roupa em fotos de divulgação de espetáculo na Tijuca

Atuante há 19 anos em Salvador, a Cia. Psicodélicos de Teatro, dirigida por Afonso Penna, chega ao Rio de Janeiro chamando a atenção com as fotos de divulgação de seu espetáculo “Tragiblasfemiaorgia”. Parte do elenco aparece completamente nu nas imagens que promovem a curta temporada no Teatro Henriqueta Brieba, no Tijuca Tênis Clube. No material de divulgação, o grupo revela tratar do erotismo com pitada de humor e adianta que existe uma cena com batismo de vinho, “simulando uma orgia que não é usada para chocar a plateia mas sim para mostrar a realidade brasileira”.

(Foto: Solange Rossini)

(Foto: Solange Rossini)

(Foto: Solange Rossini)

(Foto: Solange Rossini)

Sobre o que trata o espetáculo? Sobre os contrastes entre o grotesco e o sublime, pode-se dizer. “Tragiblasfemiaorgia” é inspirado no poema “Blasfêmia”, de Cecília Meireles (1901-1964), mas também se apropria de obras de outros escritores, tais como Arnaldo Jabor, Arnaldo Antunes, Adélia de Castro (1827-1920), Dionísio Neto e Elisa Lucinda, entre outros. Em cena, a companhia apresenta arquétipos diversos e busca refletir sobre o lugar do indivíduo em uma sociedade excludente e neurótica.

O espetáculo ficou cinco anos em cartaz em Salvador, e foi adaptado para o cinema. Confira abaixo um trecho desta adaptação, datada do ano 2000. Na nova montagem, no Rio de Janeiro, há um elenco local e uma homenagem a Chacrinha (1917-1988), com inspiração na vanguarda e no tropicalismo.

_____
SERVIÇO: ter e qua, 20h. R$ 30. 105 min. Classificação: 16 anos. Até 18 de abril. Teatro Henriqueta Brieba – Tijuca Tênis Clube – Rua Conde de Bonfim, 451 – Tijuca. Tel: 3294-9326.

Comentários

comments

Share: