Plantão

Bárbara Paz faz espetáculo idealizado por Solange Badim

Dois anos após passar pelo Rio com “Gata em Telhado de Zinco Quente”, a atriz Bárbara Paz volta aos palcos cariocas com outra peça, “HEISENBERG – A Teoria da Incerteza”. O texto é do inglês Simon Stephens, já premiado no Tony Awards, e foi traduzido por Solange Badim (1964-2017). O espetáculo é uma idealização da atriz, que morreu vítima de câncer em setembro passado, e estreia agora como uma homenagem a ela. A temporada terá início na sexta (13/7) no Teatro Poeira, em Botafogo, e durará até 2 de setembro, sempre de quinta a domingo.

(Foto: Nana Moraes)

(Foto: Nana Moraes)

No espetáculo, Bárbara Paz contracena com o veterano Everaldo Pontes (de “A Gaivota”), sob direção de Guilherme Piva (de “A Mulher que Escreveu a Bíblia”). A peça explora as singularidades de cada personagem a partir de conceitos da física quântica. O texto é inspirado na “Teoria da Incerteza”, de Werner Heinseberg, que diz que é impossível medir ao mesmo tempo a velocidade e a posição das partículas subatômicas: tem que ser uma por vez. Partindo desse princípio, a peça mostra o encontro de uma mulher e um homem de universos muito particulares, circunscritos à solidão e ao tédio. Os dois veem nesse encontro a possibilidade de significar suas existências e o próprio mundo.

– O que se vê como percepção do outro e dos relacionamentos, se altera de acordo com o que sabemos, vemos, mas também com aquilo que nos era, aparentemente, uma mera casualidade. Atitudes aparentemente sem sentido revelam motivos razoáveis e, às vezes, tornam-se definitivos em sua despretensão. – diz o diretor.

_____
SERVIÇO: qui a sáb, 21h; dom, 19h. R$ 70. 80 min. Classificação: 16 anos. Até 2 de setembro. Teatro Poeira – Rua São João Batista, 104 – Botafogo. Tel: 2537-8053.

Comentários

comments

Share: