Plantão

Cia. teatral apresenta espetáculo de segunda a segunda

Os Ciclomáticos Cia. de Teatro aceitaram um desafio diferente: cumprir temporada com um espetáculo de segunda a segunda, sem folga. Vai acontecer a partir desta terça (13/3) no Teatro Dulcina, no Centro, com “Ariano – O Cavaleiro Sertanejo”, que marca a comemoração de 23 anos do grupo teatral. O espetáculo já foi apresentado em duas outras ocasiões no Rio.

(Foto:  Zayra Lisboa)

– Não teremos folga mesmo! Será muito intenso, mas estar no palco neste momento será muito importante para a companhia. A expectativa para a temporada é a melhor possível. – conta o dramaturgo e diretor Ribamar Ribeiro – Já fizemos temporadas parecidas como esta mas com espetáculos diferentes. De terça a quinta, com um espetáculo e, de sexta a domingo, com outro. Uma temporada como essa de segunda a segunda apenas com um espetáculo será novidade também e um grande desafio! E estamos aguardando ansiosamente o público, então venham fazer parte dessa festa! Ter uma companhia de teatro com 23 anos de trabalho ininterrupto é algo raro e motivo para comemoração.

O espetáculo em questão é uma homenagem a Ariano Suassuna (1927-2014), escritor que foi grande defensor da cultura nordestina. Na peça, seis cavaleiros estão a procura do autor e invadem, com música e poesia, a cidade de Armorial. Lá, contam e cantam sobre a lenda do cavaleiro nordestino, aquele que nasceu, amou, viveu e lutou usando as armas mais potentes: a pena e a tinta.

(Foto: Zayra Lisboa)

O elenco é formado por seis atores da cia. teatral, qe já recebeu mais de 200 prêmios ao longo de sua carreira, incluindo seis pela apresentação desse espetáculo no Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa. Os Ciclomáticos também já viajaram para países da Europa e da América do Sul.

A ideia para a homenagem a Ariano Suassuna surgiu após um convite do Sesc para montar um espetáculo sobre a cultura popular nordestina. Como pesquisador da área, Ribamar achou que valia juntar essa proposta com o legado do escritor. “‘Ariano – O Cavaleiro Sertanejo’ é um espetáculo para todas as idades com uma energia e uma pulsação linda no palco realizada pelos atores, com muita cor, alegria e muita música. Posso dizer que é um espetáculo para rir, chorar e refletir em tempos tão sombrios. É o espetáculo que traz a esperança e acalenta nossos corações!”, diz o diretor.

_____
SERVIÇO: todos os dias, 19h. R$ 30. 60 min. Classificação: 12 anos. De 12 até 27 de março e de 4 até 14 de abril. Teatro Dulcina – Rua Alcindo Guanabara, 17 – Centro. Tel: 2240-4879.

Comentários

comments