De graça: universitários da UFRJ apresentam nove espetáculos teatrais – Teatro em Cena
Plantão

De graça: universitários da UFRJ apresentam nove espetáculos teatrais

Alunos da graduação de Direção Teatral da UFRJ vão apresentar nove espetáculos teatrais a partir da próxima quinta (14/6), na Sala Oduvaldo Vianna Filho, da Escola de Comunicação, na UFRJ. É uma ótima oportunidade para ver as experimentações e inclinações da nova geração, sem botar a mão no bolso: todas as apresentações são gratuitas, com distribuição de senhas uma hora antes. A entrada é sujeita à lotação.

Ensaio de “O Bom Doutor”, um dos espetáculos da mostra

O conjunto de espetáculos forma a “Mostra Mais”, resultado do desenvolvimento dos universitários na disciplina Direção VI. O evento também vai englobar apresentações de quatro performances de alunos do curso de dança, especialmente no dia 20 de junho.

Cada montagem teatral fará duas únicas sessões. Entre os textos, há peças de Augusto Boal, Bertolt Brecht, Henrik Ibsen, Dario Fo e Neil Simon, entre outros. Para os fãs de musicais, gênero que vem se tornando preferência de público, também há uma opção: “O Bom Doutor – Uma Comédia Musical”, com direção de Luiz Buarque, um dos colunistas do Teatro em Cena. O espetáculo acompanha um escritor russo do século XIX que, em bloqueio criativo, revisita histórias do passado na tentativa de criar sua próxima peça.

PROGRAMAÇÃO:

14/06 (QUI) | 15/06 (SEX), 20h
“Revolução na América do Sul”, de Augusto Boal
Direção: Camila Simonin
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: “Revolução na América do Sul” traz a história de um trabalhador que é demitido e passa por situações absurdas para sobreviver em ano eleitoral. José da Silva. Desempregado. Protótipo de Eleitor. Até onde um ser humano pode ir sem revoltar-se?

18/06 (SEG) | 19/06 (TER), 18h
“Vejo Um Vulto Na Janela Me Acudam Que Eu Sou Donzela”, de Leilah Assumpção
Direção: Gabriela Villela
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: 1964. Sete mulheres. Um pensionato. Um golpe de estado. 2018. “A tua verdadeira história não permite essa amnésia”

18/06 (SEG) | 19/06 (TER), 20h
“Aquele que diz Sim e Aquele que diz Não”, de Bertolt Brecht
Direção: Homero Ferreira
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: O mais importante é aprender a estar de acordo. Muitos dizem sim, mas sem estar de acordo. Muitos não são consultados e muitos estão de acordo com o erro. Por isso, o mais importante de tudo é aprender a estar de acordo.

20/06 (QUA), 18h
Performances da Dança da UFRJ
1. “pausa: modos de operar em scanner” (07 min)
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: anotações de corpo, proposição em público, investigação partilhada: uma brecha do olhar eutônico. a máquina consome hábitos ou o hábito é máquina?

2. “Experimento Dogma 01:” (06 min)
Classificação indicativa: Livre

3. “PROJETO1” (03 min)
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: A composição coreográfica é construída a partir da ideia da dança experimental, enquanto modalidade de danças urbanas, e trabalha a imagem da água para qualificar a movimentação se apropriando dos seus três estados: sólido, líquido e gasoso, usando também a música como um estímulo sonoro para reverberação dessa água no corpo.

4. “J O G A” (15 min)
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Reflexos de uma conduta imposta em que o corpo vai contra o movimento de ordem e organização, em uma troca contínua de autoridade e subordinação mútuas, J O G A joga com as ações fornecidas pelos signos que a cidade/território nos apresenta,transformando o seu engendramento dado em uma esfera de movimento indivíduo-
coletivo libertário.

21/06 (QUI) | 22/06 (SEX), 20h
“Moléstia”, de Herton Gustavo Gratto
Direção:Marcéu Pierrotti
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Um casal ao perceber que seu filho foi abusado sexualmente, vai atrás do culpado. Nesta situação limite, as disfuncionalidades das relações são reveladas e, para validar o próprio ponto de vista, um jogo de manipulação e negação do outro se dá.

25/06 (SEG) | 26/06 (TER), 18h
“Casa de Bonecas”, de Henrik Ibsen
Direção:Giovan Bueno
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: Nora, a personagem protagonista, mais de 20 anos após ter saído de casa, passa sua vida a limpo, contando ao público motivos que a levaram a tomar a decisão de sair de casa, deixando seu marido e filhos.

28/06 (QUI) | 29/06 (SEX), 18h
“Piscina (sem água)”, de Mark Ravenhill
Direção:Lucas Massano
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: Uma artista famosa convida velhos amigos para sua nova mansão. Por uma noite, o grupo está reunido. A festa é interrompida quando a anfitriã sofre um grave acidente. Ela em coma e um plano surge: seu sofrimento pode virar obra de arte?

28/06 (QUI) | 29/06 (SEX), 20h
“A Judia”, trecho de “Terror e Miséria no Terceiro Reich”, de Bertolt Brecht
Direção:Ana Carolina Magioli
Classificação indicativa: 10 anos
Sinopse: 1938, uma Alemanha que vive a ascensão do nazismo: a Mulher Judia se prepara para fugir de uma sociedade que a persegue pela sua identidade. Entre telefonemas de despedida e devaneios, seus traços mais íntimos que vão de burguesa à oprimida vem à tona, enquanto faz as malas.

02/07 (SEG) | 03/07 (TER), 18h
“Morte Acidental de um Anarquista”, de Dario Fo
Direção:Fernanda Arrabal
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: Detido pela 12ª vez, um louco se disfarça de juiz para investigar a morte de um anarquista. A polícia alega suicídio, mas fora da delegacia, corre a suspeita de homicídio. As noções de realidade são reviradas nessa investigação simulada.

02/07 (SEG) | 03/07 (TER), 20h
“O Bom Doutor – uma comédia musical”, de Neil Simon
Direção:Luiz Buarque
Classificação indicativa: 10 anos
Sinopse: Rússia. Século XIX. Atormentado por um bloqueio criativo, um escritor revisita histórias do passado na tentativa de criar sua próxima peça. Um musical original baseado no universo de Neil Simon e Anton Tchekhov.

_____
SERVIÇO: seg a sex, 18h e 20h. Entrada franca: distribuição de senhas uma hora antes. De 14 de junho até 3 de julho. Escola de Comunicação (ECO) – UFRJ – Campus Praia Vermelha – Sala Oduvaldo Vianna Filho – Avenida Pauster, 250 – Urca. Contato: mostraufrj@gmail.com.

Comentários

comments