Dicas de espetáculos teatrais com ingressos gratuitos no Rio – Teatro em Cena
Plantão

Dicas de espetáculos teatrais com ingressos gratuitos no Rio

Gastou demais com o Dia das Mães, está com pouco dinheiro e não quer abrir mão de ir ao teatro no mês de maio? Parece uma equação sem solução, mas tem jeito sim! Existem algumas opções de espetáculos gratuitos na cidade. Você só precisa se organizar para chegar cedo: as senhas são distribuídas uma hora antes da sessão, e as filas podem ser formadas ainda antes. O conselho é chegar pelo menos 1h30 antes do espetáculo, dependendo da demanda.

MUNDOMUDO

Onde? Na Caixa Cultural, no Centro.

(Foto: Jorge Etecheber)

O espetáculo da Cia. Azul Celeste, de São José do Rio Preto (SP), traz os atores Henrique Nerys e Jorge Vermelho no palco. Eles interpretam dois palhaços decadentes que, depois de serem abandonados por sua trupe no picadeiro de um circo velho, têm que encarar a luta pela sobrevivência. No processo, a relação da dupla desmorona e é religada pela necessidade mútua, enquanto eles passam a investigar os valores difundidos pela sociedade contemporânea. É uma peça não verbal de Cintia Alves, com direção da renomada Georgette Fadel (de “Cara de Fogo”, “O Duelo”).
_____
SERVIÇO: sex a dom, 19h. Entrada franca: os ingressos devem ser retirados na bilheteria uma hora antes da apresentação. 80 min. Classificação: 16 anos. De 11 até 27 de maio. Caixa Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena – Avenida Almirante Barroso, 25 – Centro. Tel: 3980-3815.

O Primo da Califórnia

Onde? Na UNIRIO, na Urca.

(Foto: Lia Ximenes)

Nova montagem musical do projeto UNIRIO Teatro Musicado, que faz sucesso há anos com espetáculos como “The Book of Mormon”, “O Jovem Frankenstein” e “O Mambembe”. Os atores são todos universitários e a direção é sempre de Rubens Lima Jr. Por ser um projeto acadêmico, é vetada a venda de ingressos. Essa obra nova adapta a peça de Joaquim Manuel de Macedo (1820-1882), incluindo canções originais de Alexandre Amorim, Guilherme Menezes e Matheus Boecha. A história se passa nos anos 20 e acompanha Adriano Genipapo, um músico pobre e azarado, que dá uma guinada na vida a partir de uma mentira que vai parar no jornal. Ao acreditar que ele vai receber uma herança pomposa, todo mundo passa a tratá-lo diferente.
_____
SERVIÇO: seg, qua e sex, 21h; dom, 20h. Entrada gratuita: distribuição de senhas 1h antes do espetáculo. Até 3 de junho. Sala Paschoal Carlos Magno (Palcão) – UNIRIO – Avenida Pasteur, 436 – Urca. Tel: 2542-2717.

A Guerra Não Tem Rosto de Mulher

Onde? No Espaço Furnas Cultural, em Botafogo.

(Foto: Divulgação)

Após duas temporadas no Rio de Janeiro e uma em São Paulo, o espetáculo retorna para sessões gratuitas a partir do dia 26 de maio. Em cena, as atrizes Carolyna Aguiar, Luisa Thiré e Priscilla Rozenbaum subvertem a narrativa conhecida das guerras – sempre masculina. Aqui, é a perspectiva feminina que ganha os holofotes, baseada em entrevistas com centenas de mulheres que sobreviveram à Segunda Guerra Mundial. A direção é de Marcello Bosschar.
_____
SERVIÇO: sáb e dom, 19h. Entrada franca: distribuição de ingressos 1h antes do espetáculo. 1 ingresso por pessoa. Dias 26 e 27 de maio, 9 e 10 de junho. 80 min. Classificação: 14 anos. Espaço Furnas Cultural – Rua Real Grandeza, 219 – Botafogo. Tel: 2528-5166.

Comentários

comments