Elenco de A Noviça Rebelde gera descontentamento entre fãs – Teatro em Cena
Plantão

Elenco de A Noviça Rebelde gera descontentamento entre fãs

Revelação das contratações é recebida com resistência por amantes de musicais

(Foto: Divulgação)

A remontagem brasileira de “A Noviça Rebelde” anunciou seu elenco completo nesta semana, e a notícia não foi exatamente bem recebida pelos fãs de teatro musical. Além de Malu Rodrigues (de “Se Meu Apartamento Falasse”), que já estava confirmada como Maria Von Trapp, o espetáculo trará Gabriel Braga Nunes (de “Inutilezas”), Marcelo Serrado (de “Memórias de um Gigolô”), Larissa Manoela (de “As Bruxas de Eastwick”) e seu novo namorado Leo Cidade (de “Meninos e Meninas”). As escalações estão sendo questionadas pelos amantes de musicais na Internet – principalmente porque os ingressos foram colocados à venda antes da divulgação dos atores escolhidos. “Não acredito que paguei pra ver o Marcelo Serrado. (…) Deus me livre desse embuste”, escreveu um futuro espectador na fanpage oficial da “Noviça” no Facebook. Se você achou pesado, atenção: o teor dos comentários é disso para baixo.

Em fóruns sobre o tema, as reclamações são ainda mais apaixonadas e geram longos debates entre os usuários. O alvo principal é Larissa Manoela, atriz e cantora de 17 anos, conhecida por novelas do SBT como “Carrossel” e “Cúmplices de um Resgate”. Ela interpretará a filha mais velha dos von Trapp, Liesl. Os fãs do espetáculo se demonstram muito decepcionados e questionam suas credenciais para o papel: “Larissa Manoela contratada só para atrair público infanto-juvenil”, escreveu uma pessoa. De fato, é inegável que a atriz tem grande apelo para levar crianças e adolescentes ao teatro: algo que precisa ser considerado porque a capacidade do Teatro Renault, onde será a estreia, em São Paulo, é de 1,5 mil pessoas. A temporada durará nove semanas. Ignora-se, contudo, que Larissa já fez musicais teatrais na infância, inclusive a montagem anterior de “A Noviça Rebelde” (2008). No ano passado, fez participações em “Beatles Num Céu de Diamantes”. Além disso, a própria “Cúmplices de um Resgate” era uma novela musical, na qual a principal voz era dela. Não é difícil encontrar vídeos da Larissa cantando ou atuando no Youtube. Esse abaixo foi visto mais de 81 milhões de vezes:

A Gabriel Braga Nunes, pesa a ausência de lembranças de seu nome envolvido com teatro musical. O ator, que já venceu o Troféu Imprensa, o Melhores do Ano e o Troféu APCA por seu trabalho na televisão, não é visto com frequência nos palcos – o que não é motivo para questionar seu talento, claro. Em resumo, existe certa resistência e preconceito com os nomes famosos da TV, como se notabilidade e talento fossem ideias incompatíveis. Um membro desses grupos do Facebook escreveu: “percebo sempre nos elencos de Charles Möeller e Claudio Botelho [diretores] uma necessidade de colocar ‘celebridades televisivas’ e agora temos nomes inimagináveis, pelo menos para mim, em musicais”. O que pouca gente sabe é que Gabriel Braga Nunes é músico. Gabriel tem uma banda de rock e prepara o lançamento de um EP para este ano. No espetáculo, ele fará o Capitão von Trapp, pai rígido, que consegue criar uma porta de comunicação com os filhos justamente através da música. Em declaração ao jornal Estadão, Charles Möeller justificou que a presença de Gabriel “traz um componente dramático que normalmente falta aos musicais”.

Larissa Manoela com Gabriel Braga Nunes (à esquerda) e Leo Cidade (à direita) (Fotos: Divulgação / Brazil News)

Menos conhecido, Leo Cidade é talvez o nome mais rejeitado. Namorado de Larissa Manoela, ele foi escalado para interpretar seu irmão no musical. O ator já fez espetáculos como “Além da Coxia”, “Meninos e Meninas” e “Os Alunos do Colégio Santa Disciplina” e ganhou a fama ao assumir namoro com a estrela teen. “Ele pode ser talentoso, mas sabemos que talvez nem por seleção deve ter passado. Esse menino é namorado da Larissa e é por isso que está no elenco. Um monte de ator esperando pela chance de fazer parte de um projeto como esse tem o futuro perdido por causa dessa galera-passe-livre”, criticou uma internauta. A maioria dos ataques são nesse tom: Leo teria feito audição ou entrado por indicação, o chamado “QI”? Em dezembro, a produtora Marcela Altberg abriu inscrições para os testes para o elenco infantil e adulto. As audições – que visavam selecionar os atores para os papéis das crianças e da Madre Superiora, do Tio Max, da Baronesa, do Rolf e da Liesl – aconteceram em janeiro em São Paulo. Os escolhidos para os personagens adultos foram respectivamente Gottsha (de “Beatles Num Céu de Diamantes”), Marcelo Serrado, Alessandra Verney (vencedora do Prêmio Cesgranrio por “Kiss Me, Kate – O Beijo da Megera”), Diego Montez (de “Wicked”) e Larissa Manoela. É compreensível a desconfiança. A pergunta é: precisava pedir currículos para audição para, no fim, selecionar tais nomes?

Leia também: “Artista Esperança” – Por Malu Rodrigues

O criticado elenco de “A Noviça Rebelde”, porém, traz vários artistas conhecidos do teatro musical. Além dos já citados, estão Marya Bravo (de “Vampiras Lésbicas de Sodoma”), Jana Amorim (de “Rock Horror Show”), Luiza Lapa (de “Les Misérables”), Marcelo Ferrari (de “2 Filhos de Francisco”), entre outros. É a segunda vez que Charles Möeller e Claudio Botelho montam esse musical. Em 2008, a escalação de Herson Capri para o papel do Capitão também não foi bem aceita – embora tenha garantido a atenção da mídia. Ele depois foi substituído por Saulo Vasconcelos (de “O Fantasma da Ópera”).

“A Noviça Rebelde” estreia em 28 de março em São Paulo, com previsão de chegar ao Rio de Janeiro no segundo semestre.

(Foto: Reprodução / Facebook)

Comentários

comments