Plantão

“Elenco ensaiou com afinco, sem receber”, diz Bruce Gomlevsky sobre Festa de Família e O Funeral

Indicado aos prêmios Shell e Cesgranrio de Melhor Direção, Bruce Gomlevsky tem muito o que comemorar. Além da aprovação da crítica, a temporada dupla dos espetáculos “Festa de Família” e “O Funeral” (continuação do anterior), escritos por Thomas Vinterberg, tiveram quase todas as sessões esgotadas no Teatro Poeirinha, em Botafogo. “Tivemos a sorte de ter um elenco que ensaiou com afinco, sem receber, por idealismo. Talvez o maior acerto seja este: ter uma equipe de criação e um elenco que trabalham com amor, transformando falta de recursos em criatividade”, ele diz ao Teatro em Cena.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

São 16 atores no elenco das duas peças. O time também está indicado ao Premio Questão de Crítica na categoria Melhor Elenco. A nomeação veio pela primeira temporada, no Espaço Sesc, em Copacabana. Mesmo assim, para a segunda temporada, no Poeirinha, a produção precisou recorrer ao financiamento coletivo via Catarse. “Seria um desperdício ter trabalhado tanto para fazer somente uma temporada”, observa o ator e diretor. “Estamos tentando prolongar ao máximo a vida do espetáculo no Rio e, se possível, viajar em turnê para outras cidades brasileiras”.

Em “Festa de Família”, a festa de aniversário de 60 anos do patriarca de uma tradicional e rica família dinamarquesa é motivo para reunião dos parentes e amigos em uma casa de campo. Uma vez lá, segredos familiares vêm à tona, com revelações chocantes e inesperadas, que mudam a vida de todos para sempre. Em “O Funeral”, os mesmos parentes se reencontram dez anos depois para o funeral do patriarca. Mais uma vez, há surpresas e elas provocam uma reviravolta na vida deles, seguindo a tradição das tragédias gregas, com o mal se perpetuando inevitavelmente de geração para geração. “A dramaturgia é de extrema qualidade e toda em assuntos importantes, míticos e universais da condição humana”, ressalta Gomlevsky. “São espetáculos que proporcionam muita alegria para todo o elenco e equipe”.

SERVIÇO
Teatro Poeirinha – R. São João Batista, 104 – Botafogo. Tel: 2537-8053.

Festa de Família
Dias e horários: quintas e sextas às 21h.
Ingresso: R$ 40.
Classificação: 18 anos.
Até 19 de dezembro.

O Funeral
Dias e horários: sábados às 21h, domingos às 19h30.
Classificação: 18 anos.
Ingresso: R$ 40.
Até 21 de dezembro.

Comentários

comments