+ TeatroInternacional

Eles vão para Lisboa: saiba tudo sobre o musical do Rock in Rio para exportação

(Foto: Robert Schwenck)

(Foto: Robert Schwenck)

Estreado em 2013, “Rock in Rio – O Musical”, encomendado pela organização do festival, ainda rende frutos para a produtora Aventura Entretenimento e para o dramaturgo Rodrigo Nogueira. Os dois unem forças novamente para levar para Portugal uma versão pocket do espetáculo, com 50 minutos. Ela será apresentada no Palco Mundo do Rock in Rio de Lisboa, todos os dias de evento: 19, 20, 27, 28 e 29 de maio. Caso não tenha ficado claro: o musical abrirá a programação do palco principal do festival, apresentando-se antes de nomes como Bruce Springsteen, Queen com Adam Lambert, Maroon 5, Hollywood Vampires, Ariana Grande, Avicii e a brasileira Ivete Sangalo. Nada mal, né?

Essa será a 7ª edição do “Rock in Rio português” e terá um musical na line-up pela primeira vez. A assessoria de Rodrigo Nogueira explica que se trata de um espetáculo inédito, concebido especialmente para o festival. Não é o “Rock in Rio – O Musical” que os brasileiros viram em temporada no Rio de Janeiro e em São Paulo. Também não é o mini musical “30 Anos em 15 Minutos”, que esteve em um palco alternativo na Cidade do Rock em 2015. É uma mistura dos dois, na verdade. O texto e a direção são de Rodrigo Nogueira.

O elenco

Os ensaios começaram no dia 11 de abril e vão até maio. Hugo Bonemer, Ícaro Silva e Lyv Ziese, que fizeram “Rock in Rio – O Musical”, foram chamados de volta. A atriz Thati Lopes, que esteve no “30 Anos em 15 Minutos” e é mais conhecida pelo coletivo Porta dos Fundos, e a atriz Analu Pimenta (de “Como Eliminar Seu Chefe”) completam o elenco principal.

Além desses, o elenco conta com mais de dez artistas no ensemble. Estão ensaiando Carol Botelho (de “O Primeiro Musical a Gente Nunca Esquece”), Deborah Marins (de “Godspell”), Renan Mattos (de “Chacrinha – O Musical”), Pedro Arrais (de “O Primeiro Musica a Gente Nunca Esquece”), Leilane Teles (de “Chacrinha – O Musical”), Luiz Gofman (de “Como Eliminar Seu Chefe”), Kotoe Karasawa (de “S’imbora, o Musical”), Tauã Delmiro (de “O Edredom”), Débora Polistchuck e Nathalia Lima. As coreografias serão de Ciça Simões e a direção musical é assinada por Tony Lucchesi – mesma dupla de “30 Anos em 15 Minutos”.

Analu, Ícaro, Thati, Hugo e Lyv (Fotos: Reprodução)

Analu, Ícaro, Thati, Hugo e Lyv (Fotos: Reprodução)

Elenco em ensaio (Foto: Reprodução / Instagram)

Elenco em ensaio (Foto: Reprodução / Instagram)

Isaac Alfaiate

O elenco também terá um representante internacional (para nós): o ator português Isaac Alfaiate. Escolhido pela vice-presidente executiva do festival, Roberta Medina, ele interpretará um frequentador assíduo de todas as edições do Rock in Rio em Lisboa. Para saber mais sobre o lusitano, clique aqui.

(Foto: Daniel Picado)

(Foto: Daniel Picado)

A história

Como dito, o espetáculo mesclará dois formatos anteriores criados por Rodrigo Nogueira. Assim como o “30 Anos em 15 Minutos”, mostrado na Cidade do Rock em 2015, o musical inédito celebra os 30 anos do festival, tentando repassar seus momentos mais marcantes em cena. A história começa em 2016, quando Roberto (pai) e Roberta Medina (filha) propõe um desafio aos atores: repassar 30 anos de Rock in Rio em 50 minutos. A partir daí, acontece uma viagem no tempo, de volta para 1985 – ano da primeira edição do festival, no Rio de Janeiro. Os atores-cantores e os bailarinos correm para repassar a trajetória do evento.

Além disso, o musical pocket também resgatará o próprio “Rock in Rio – O Musical” de 2013, segundo a assessoria do evento. Para quem não lembra, a historinha era de um casal que se conhecia no Rock in Rio de 1985 e torcia para se reencontrar nas outras edições. Nesta adaptação de Rodrigo Nogueira, o par romântico Sofia e Alef será interpretado por Thati Lopes e Hugo Bonemer. Outros personagens de destaque são Marvin (Ícaro Silva), Diana (Analu Pimenta) e Lyv (Lyv Ziese).

(Foto: Reprodução / Instagram)

(Foto: Reprodução / Instagram)

Como se trata da edição portuguesa, o Rock in Rio – Lisboa terá uma importância especial no espetáculo. Quando os atores brasileiros saltarem de 2001 para 2011, em referência às edições brasileiras do festival, Roberta Medina aparecerá no telão interrompendo-os para lembrá-los da importância do evento em Portugal. É quando Isaac Alfaiate entra em cena, na pele de um fã que foi a todas edições do Rock in Rio lusitano.

Trilha sonora

Canções como “Love of My Life” (Queen), “Sweet Child O’Mine” (Guns N’ Roses), “Dancing with myself” (Billy Idol) estão confirmadas no musical, que só poderá ser visto em Lisboa, dentro do festival. Para agradar os portugueses, também entram na lista “Homem do Leme” e “Minha Casinha” de Xutos & Pontapés, “Chico Fininho” de Rui Veloso e “Re-Tratamento” de Da Weasel. Mas vai ter Brasil também, claro: “O Canto da Cidade” (Daniela Mercury) e “Sorte Grande”/”Festa” (Ivete Sangalo).

Comentários

comments