Plantão

Espetáculo cancela temporada na UFF por causa de greve

Está cancelada a temporada do espetáculo “Carolina Maria de Jesus – Diário de Bitita” em Niterói. A montagem estava com apresentações marcadas entre os dias 12 e 21 de outubro no Teatro da UFF, em Icaraí. O motivo para o cancelamento é a greve dos servidores técnico-administrativos da UFF, que começou nesta quarta (10/10), impossibilitando garantir a infraestrutura necessária para o espetáculo. A informação é da assessoria do Centro de Artes da UFF.

(Foto: Nilse Martins)

“Carolina Maria de Jesus – Diário de Bitita” é um solo teatral apresentado pela atriz Andréia Ribeiro, em homenagem à escritora mineira que dá título à peça. O texto é adaptado de dois livros de memórias da autora, que vinha de uma família miserável, mendigou, pouco estudou e chegou a comer lixo para matar a fome. Foi catadora de papel e, assim, sustentou três filhos, antes de se tornar uma best-seller.

Quem a levou para literatura foi o jornalista Audálio Dantas, que a conheceu enquanto apurava para uma matéria na favela em que ela morava. O primeiro livro de Carolina, “Quarto de Desejo” (1960), foi traduzido para 16 idiomas em mais de 40 países, e hoje em dia sua obra é estudada mundo afora.

O espetáculo sobre sua história, dirigido por Ramon Botelho, já passou pelo Teatro Dulcina, a Sala Baden Powell e a Casa de Cultura Laura Alvim. Além disso, tem estado em turnê nos últimos anos, circulando por outras cidades.

(Foto: Dalton Valério)

Comentários

comments

Share: