Plantão

Espetáculo com Jesus Cristo travesti chega ao Rio

Polêmico em 2017 e duas vezes censurado, o monólogo “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu” chega ao Rio de Janeiro pela primeira vez. O espetáculo fará uma apresentação única, com entrada gratuita, dentro da Mostra Corpo Visíveis, que vai acontecer entre os dias 8 (sexta-feira) e 10 (domingo) de junho no Parque Madureira. A montagem chamou atenção nacional no ano passado por trazer a travesti Renata Carvalho no papel de Jesus Cristo. O espetáculo tem rodado o Brasil e está com sessão marcada para sábado (9/6) às 19h na Arena Carioca Fernando Torres. As senhas serão distribuídas uma hora antes.

(Foto: Divulgação)

Com texto de Jo Clifford e direção de Natalia Mallo, a peça faz a seguinte provocação: “e se Jesus vivesse nos tempos de hoje e fosse uma mulher transgênero?”. A proposta é recontar histórias bíblicas com uma perspectiva contemporânea e inclusiva, explicitando a opressão e intolerância das quais as pessoas trans são alvo constante. Em 2017, ações judiciais tentaram proibir o espetáculo em Jundiaí (SP) e em Salvador (BA), mas Renata conseguiu se apresentar em ambas as cidades mesmo assim.

Em declaração ao UOL, ela comentou toda a polêmica: “eu me vi, e ainda me vejo, como um corpo travesti que não deve circular em vários espaços. O que aconteceu não aconteceu contra a Renata, mas contra minha corporeidade travesti. Por isso que a representatividade é tão importante. A gente precisa humanizar e naturalizar a nossa presença e a nossa identidade”.

MOSTRA CORPOS VISÍVEIS

Além do monólogo, o evento também contará com shows musicais, dança, performance, poesia, cinema, debates e oficinas, incluindo uma chamada “dramaturgay”, ministrada por Peter Franco. As Mulheres de Buço, Pepita, Malía, Jean Wyllys, Gabriela Loran, entre outros, estão confirmados na programação. Veja todas as informações no evento no Facebook – link aqui.

Comentários

comments