Exclusivo: Tom na Fazenda será levado para o Canadá – Teatro em Cena
Internacional

Exclusivo: Tom na Fazenda será levado para o Canadá

(Foto: Renato Mangolin)

A montagem brasileira de “Tom na Fazenda”, dirigida por Rodrigo Portella (de “Uma História Oficial”), será apresentada em Montreal, no Canadá. O ator e tradutor da peça Armando Babaioff (de “Na Solidão dos Campos de Algodão”) contou a novidade em primeira mão ao Teatro em Cena. O convite para a viagem internacional partiu do próprio autor canadense Michel Marc Bouchard, impressionado com o trabalho brasileiro.

– Isso é incrível. É quase como fechar um ciclo. O autor esteve aqui, assistiu à peça e sentiu uma necessidade de levá-la para lá para mostrar o que a gente aqui na América do Sul fez com o texto dele. – conta Babaioff, eleito o melhor ator no Prêmio Cesgranrio deste ano, empatado com o colega de cena Gustavo Vaz. Na mesma cerimônia, o espetáculo ainda levou os troféus de melhor direção e cenário. Ao todo, “Tom na Fazenda” acumula nomeações a 39 categorias dos principais prêmios de teatro.

Na trama, o namorado do publicitário Tom (Armando Babaioff) morre e ele tem que ir à fazenda da família para o funeral. Ao chegar lá, descobre que a sogra (Kelzy Ecard, de “Fauna”) não sabia de sua existência e desconhecia o fato do filho ser gay. Obrigado pelo cunhado (Gustavo Vaz, de “Sobre Ratos e Homens”) a poupá-la da verdade, Tom se envolve em uma rede de mentiras e relações de dependência.

Armando Babaioff e Gustavo Vaz: parceiros em cena e na produção (Foto: Ricardo Brajterman)

– O grande mérito desse texto é que ele toca em coisas muito pertinentes que a gente está vivendo no Brasil. O texto encontra o Brasil pós-golpe, pós-impeachment, com um conservadorismo absurdo. No ano que traduzi a peça, 347 homossexuais, pessoas, seres humanos, foram assassiandos pelo simples fato de serem o que são. A peça acaba chegando com um certo posicionamento que toca as pessoas. – diz o ator.

“Tom na Fazenda” está com reestreia marcada no Rio de Janeiro com curta temporada no Teatro Cesgranrio, no Rio Comprido. Além disso, o espetáculo também será levado para o Festival de Curitiba.

Comentários

comments