Plantão

Festival de artistas trans tem espetáculos gratuitos no Centro

Kit Redstone, artista trans britânico convidado para fazer residência no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução)

Depois de uma edição em Belo Horizonte, o Festival Transarte chega ao Rio de Janeiro, com programação inteiramente gratuita de espetáculos, performances, shows, filmes e exposição. O evento é resultado da união de 200 artistas da cena LGBTQ+ e 90% de sua ficha técnica é composta por pessoas trans, o que já é um diferencial. Ele acontece até o dia 9 de dezembro, no Espaço Despina, no Centro.

A estreia ocorreu na quinta (6/12), quando foi apresentado o espetáculo “Monstro, Prostituta, Bichinha – Sonhos de Waldirene”, tratando da história da primeira mulher trans a fazer a cirurgia de redesignação sexual no Brasil, em plena ditadura militar. O festival ainda terá a peça “Bird”, no sábado (8/12), e o resultado da residência do ator e dramaturgo britânico Kit Redstone no Brasil, no domingo (9/12). “Bird” acompanha a trajetória de Marisa Elisa, que revela para a mãe que é um homem e experimenta uma breve sensação de liberdade. Já o trabalho de Kit, um homem transgênero, promete dar continuidade à sua pesquisa sobre comédia sombria e absurda para entender o que significa ser humano.

Confira abaixo a programação do festival:

07/12
17h – Exposição Transolhar (fica aberta à visitação durante todo o Festival)
18h – Mostra Multilinguas
20h – Show Solo com Natalia Carrera

08/12
17h – Exposição Transolhar (fica aberta à visitação durante todo o Festival)
18h – Mostra de Curtas
19:30h – Exibição: Jéssika
21h – Espetáculo Bird

09/12
17h – Exposição Transolhar
17:30 -Mesa sobre Representatividade: Kit + Dandara + Juliah
18:30 – Exibição: Preciso Dizer que Te Amo
20h – Espetáculo da Residência
21h – DJ – Pamela Beli

_____
SERVIÇO: sex a dom, 17h às 22h. Entrada franca. Classificação: 18 anos. Até 9 de dezembro. Espaço Despina – Rua do Senado, 271 – Centro. Tel: 3197-6002.

Comentários

comments