Plantão

Gestão da Sala Baden Powell emite nota sobre acusação de racismo

(Foto: Divulgação)

A gestão da residência artística “Toda Essa Bossa”, da Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana, emitiu uma nota pública acerca da acusação de racismo feita pela produção do espetáculo “Inimigo Oculto”, que cancelou sua temporada no local. No texto enviado à imprensa, a gestão do espaço afirma repudir qualquer espécie de discriminação e diz que recebeu a notícia com surpresa. “Podemos comprovar – por meio do conjunto de serviços prestados, na condição de contratados por concorrência pública – que, nos 18 meses de residência artística, nossa prática profissional tem sido no sentido de ofertar programação plural, com ênfase em atividades embasadas na diversidade, na preservação da identidade cultural, na disseminação de valores, no fomento à cultura brasileira e no intercâmbio de culturas”, diz a nota.

No domingo (9/9), o diretor Rodrigo França, da Cia. Ciclus, divulgou no Facebook que um dos atores do elenco havia sido vítima de racismo por parte de uma gestora do espaço, durante um ensaio. Por isso, a equipe optou pela suspensão da temporada inteira. “Não podemos permitir que o nosso público, composto por 85% de negras e negros, se submeta a tal experiência criminosa. Pregamos pela integridade daqueles e daquelas que trabalham conosco”, ele se posicionou, sem explicar qual teria sido o ato racista. Em sua nota, o diretor sinalizou que “os detalhes estão sendo guardados para processos administrativos e judiciais”. Na segunda (10/9), em novo post, Rodrigo França afirmou que a Secretária Municipal de Cultura Nilcemar Nogueira “entrou em contato, sinalizando que tudo será apurado com rigor”.

A Sala Municipal Baden Powell é um equipamento administrado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC). O Teatro em Cena entrou em contato com a assessoria da SMC, que declarou que o espaço “não tolera e repudia vigorosamente qualquer tipo de preconceito”.

Parte do elenco “Inimigo Oculto” (Foto: Divulgação)

Comentários

comments

Share: