.Plantão

Leandro Terra celebra reconhecimento de Yank! e fala sobre negociações para outra temporada

Leandro Terra em cena de “Yank – O Musical” (Foto: Bernardo Santos)

Leandro Terra tem motivos para comemorar. Além de estar indicado ao Prêmio Cenym na categoria ator coadjuvante, o espetáculo “Yank! O Musical”, idealizado por ele, recebeu um total de nove nomeações à premiação da Academia de Artes no Teatro do Brasil (ATEB). A peça, levantada sem qualquer patrocínio e com 1/3 do orçamento financiado por crowdfunding, concorre nas categorias melhor ator, ator coadjuvante, qualidade técnica, musical, elenco, cartaz ou programação visual, trilha sonora, canção original ou adaptada e coreografia. Valeu a pena montar na garra? Ele diz que sim, claro.

– Sim, saí no prejuízo, mas faria tudo de novo. Amo o que faço e só de saber desse reconhecimento vindo agora, tudo valeu a pena e tenho fé que o retorno virá. Sempre acreditei no potencial de “Yank!” – ele fala com exclusivadade ao Teatro em Cena.

Veja um vídeo do espetáculo (essa música, “Um Casal de Rapazes Normais”, está indicada ao Cenym também):

No espetáculo, Leandro interpreta um soldado homossexual, repórter da revista “Yank”, que cobre de maneira descontraída a vida dos militares no campo de batalha – ignorando o óbvio aspecto pesado da guerra: o sangue, as mortes, a depressão, o estresse. É seu personagem que faz o protagonista, um jovem virgem inexperiente, desabrochar para sua sexualidade e assimilar seu interesse pelo colega de grupo. O espetáculo conta uma história de amor entre dois homens, ambientada em um ambiente machista, em plena Segunda Guerra Mundial. É uma importação off-Broadway dos irmãos David & Joe Zellnik, com 11 atores no elenco, música ao vivo, coreografias e tudo o mais que um musical precisa para acontecer.

David Zellnik, inclusive, veio ao Brasil especiamente para assistir à montagem brasileira, no Teatro Serrador, no Centro. Ele participou de um debate depois de uma das sessões. Amou o que viu. “Ele está sempre perguntando quando teremos outra temporada”, conta Leandro. Essa, na verdade, é uma pergunta que muita gente faz: o espetáculo saiu de cartaz com fila de espera e gente sem conseguir ingresso. Já houve convites para voltar aos palcos, mas falta conseguir suporte financeiro para a realização. Leandro teve que recusar duas oportunidades por falta de verba.

– Estamos aguardando resposta pra novembro e dezembro. Essas nomeações vieram para ajudar nas nossas negociações. – acredita o ator e produtor – Acho que essas indicações darão mais visibilidade e mais credibilidade ao nosso espetáculo.

(Foto: Bernardo Santos)

Comentários

comments

Share: