Plantão

Marcelo Olinto e Cristina Flores dividem papel de transgênero

Estreia nesta semana o espetáculo “Sexo Neutro”, sobre a identidade de um transgênero. No elenco, estão apenas dois atores – Cristina Flores (de “Memória Afetiva de um Amor Esquecido”) e Marcelo Olinto (de “Conselho de Classe”), que dividem o papel principal em diferentes momentos da encenação. A peça, que fica em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), trabalha com o jogo performativo entre um ele/ela, que se divide e se perde em identidades de gênero e orientações sexuais múltiplas. “Há uma obsessiva ansiedade ocidental de querer reduzir a verdade do sexo a um binômio. Paradoxalmente, existem homens e mulheres tentando acabar com esse binômio, afirmando a multiplicidade infinita do sexo”, diz Cristina.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Na história, uma mulher insatisfeita com sua identificação feminina experimenta o colapso de sua identidade. É uma temática em voga atualmente: a questão do transgênero na sociedade. No ano passado, a atriz Amanda Vides Veras recebeu indicações a prêmios por sua atuação como uma transex na peça “Uma Vida Boa”. Mais recentemente, o assunto se popularizou no mundo todo quando o ex-atleta olímpico Bruce Jenner, figura do reality show “Keeping Up with the Kardashians”, assumiu sua identidade feminina e passou a usar o nome de Caitlyn Jenner, ganhando a capa da Vanity Fair.

No material de divulgação de “Sexo Neutro”, o título do espetáculo é explicado em referência ao sociólogo Roland Barthes. Ele filosofava sobre o “neutro” como uma neutralização dos paradigmas da linguagem, da política, das identidades, enfim. Na peça, escrita e dirigida por João Cícero (de “Menininha”), a personagem também busca essa neutralidade ao não se sentir confortável na escolha de nenhum gênero, sentindo de modo radical o trânsito entre o masculino e o feminino.

_____
SERVIÇO: qua a dom, 19h30. R$ 10. 70 min. Classificação: 18 anos. Até 2 de agosto. Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – Teatro III – Rua Primeiro de Março, 66 – Centro. Tel: 3808-2000.

Comentários

comments