Nathalia Timberg chega ao Rio com tributo a Chopin – Teatro em Cena
Plantão

Nathalia Timberg chega ao Rio com tributo a Chopin

(Foto: Ligiane Braga)

Nathalia Timberg (de “O Que Terá Acontecido a Baby Jane?”) retorna aos palcos cariocas no próximo fim de semana com o início da temporada de seu solo “Chopin ou o Tormento do Ideal”, que já passou por São Paulo, Porto Alegre, Santa Maria, Salvador e Fortaleza. É seu primeiro papel masculino no teatro. O espetáculo, dirigido por José Possi Neto (de “Ghost, o Musical”), ficará em cartaz no Teatro Maison de France, no Centro, até o fim do mês. Nathalia define esse trabalho como “um concerto da palavra”.

“Chopin ou o Tormento do Ideal” é uma união de música e poesia partindo de recortes textuais da vida de Chopin. O espetáculo original surgiu em 1987, em Paris, com o pianista Erik Berchot e o ator Philippe Etesse. No Brasil, Nathalia faz com a pianista Clara Svender. Trata-se de um recital, que reúne teatro e música para iluminar a vinte anos da vida e obra do compositor. “De certa maneira, o espetáculo enfoca o período que vai desde a saída dele de Varsóvia até o final da vida. Mas o interessante é que temos depoimentos de pessoas que conviveram com ele, que o admiravam, que entenderam desde sempre a genialidade desse artista e todas as inovações estéticas que ele propôs na música”, diz a atriz.

O espetáculo é resultado de cartas da escritora George Sand (1804-1876), que foi o grande amor de Chopin, e também declarações e poemas de Franz Liszt (1811-1886), Alfred de Musset (1810-1857), Baudelaire (1821-1867), Gérard de Nerval (1808-1855) e Saint-Pol-Roux (1861-1940). Ao todo, 12 composições de Chopin são executadas pela pianista.

(Foto: Juliana Alabarse)

_____
SERVIÇO: sex a dom, 19h30. R$ 80. 100 min. Classificação: 14 anos. Até 29 de julho. Teatro Maison de France – Avenida Presidente Antônio Carlos, 58 – Centro. Tel: 2544-2533.

Comentários

comments