Os 21 espetáculos mais populares do Teatro em Cena em 2014 – Teatro em Cena
Plantão

Os 21 espetáculos mais populares do Teatro em Cena em 2014

Fim de ano é época de balanço, e o Teatro em Cena também faz o seu. Com a missão de proporcionar uma cobertura inovadora da cena teatral carioca, o site noticiou a produção e montagem de espetáculos durante todo o ano, desde os projetos no papel até o fim das temporadas. Fotos de ensaios, anúncios de elenco, informações sobre substituição de atores, sessões extras, prorrogações de temporada… tudo passou por aqui, de uma maneira que você não viu em nenhum outro lugar. Mas quais foram as peças mais populares do site?

Para responder essa pergunta, criou-se uma metodologia baseada em uso de tags, número de acessos e termos de buscas que redirecionaram ao site – com peso maior para cada vez que uma notícia sobre o espetáculo entrou na lista das 100 mais visualizadas do ano. O resultado é a lista das 21 peças mais populares do Teatro em Cena em 2014. Por que 21? Porque esse é o DDD do Rio de Janeiro, é claro! A lista segue abaixo e, de antemão, fica o aviso que esse foi o ano dos musicais e das biografias. Confira:

1. Meninos e Meninas

meninosemeninas

Texto e direção: Afra Gomes e Leandro Goulart. Com Anna Rita Cerqueira e Lucas Cotrim.

O espetáculo mais popular do Teatro em Cena em 2014 não leva o título à toa: foi acompanhado desde os ensaios, com fotos e notícias sobre escalação e mudanças no elenco. O sucesso da temporada de ingressos esgotados no Teatro das Artes – prorrogada mais de uma vez – se repetiu aqui no site. Cinco das cem notícias mais acessadas foram sobre essa peça. Mas ela chegou ao topo de popularidade por outro fator: foi de longe a mais buscada pelos internautas, provavelmente graças ao apelo do elenco, vindo de “Malhação”, com o público jovem.
Os diretores ressaltam sempre a importância desse espetáculo, que trata dos problemas e das aventuras comuns à adolescência, para formação de plateia. Para quem ainda não viu, fica a dica: a 2ª temporada fica em cartaz até fevereiro, no mesmo teatro.

2. 220 Volts

220volts

Texto e direção: Paulo Gustavo e Fil Braz. Com Paulo Gustavo e Marcus Majella.

Amplamente noticiado aqui no site, desde o embrião do projeto, “220 Volts” é o vice-líder do ranking. A comédia, que leva para o palco os personagens do programa de TV homônimo, lotou todas as sessões no Teatro Oi Casa Grande, com meses de antecedência, e gerou grande interesse no público. Grande parte de sua popularidade se deve, como “Meninos e Meninas”, à grande busca dos internautas por informações sobre a peça.
Vale destacar que o Teatro em Cena foi um dos poucos veículos, senão o único, a acompanhar a estreia da turnê nacional do espetáculo, em Niterói, com a publicação da primeira resenha opinativa. Mas o vínculo com a peça é de bem antes, quando Paulo Gustavo ainda estava buscando os dançarinos que o acompanhariam nesta empreitada.
Para quem não conseguiu assistir, há uma boa notícia. Em janeiro, a peça fará curta temporada no Citibank Hall e o site continuará acompanhando esse sucesso.

3. O Grande Circo Místico

ograndecircomistico

Texto: Newton Moreno e Alessandro Toller. Direção: João Fonseca. Com Fernando Eiras e Letícia Colin.

O espetáculo com as músicas criadas por Chico Buarque e Edu Lobo foi o mais tagueado do Teatro em Cena, o que significa que recorde de notícias e menções. O site acompanhou a divulgação das fotos de ensaios, o anúncio oficial do elenco, a coletiva de imprensa, a estreia no Theatro Net Rio e realizou várias entrevistas com elenco e equipe. Um dos destaques foi a apresentação do protagonista Gabriel Stauffer ao público. Ele assumiu o papel principal, ao lado de Letícia Colin, depois que Tiago Abravanel se afastou do projeto devido a uma torção na perna.
O site continua de olho no musical na temporada de prêmios. Ele concorre em cinco categorias do Prêmio Cesgranrio.

4. Se Eu Fosse Você – O Musical

seeufossevoce

Texto adaptado: Flavio Marinho. Direção: Alonso Barros. Com Nelson Freitas e Claudia Netto.

Quase empatado com “O Grande Circo Místico” em número de notícias e menções no Teatro em Cena, a adaptação musical do blockbuster cinematográfico foi um dos marcos do ano. Quatro das notícias mais acessadas do site foram desse espetáculo, com destaque para a entrevista com a atriz Lua Blanco, antes da estreia. Além do acompanhamento jornalístico do projeto, com notícias sobre os ensaios, a temporada e cobertura da estreia VIP, o Teatro em Cena também realizou uma promoção e levou leitores para o Teatro Oi Casa Grande.

5. Constellation

constellation2

Texto: Claudio Magnavita. Direção: Jarbas Homem de Mello. Com Jullie e Andrea Veiga.

Em parceria com a Brainstorming Entretenimento, o site pôde revelar em primeira mão os nomes do elenco da remontagem do musical. Esse também foi um espetáculo que o Teatro em Cena acompanhou desde as audições e realizou cobertura da estreia VIP no Teatro Vannucci. O número de notícias e menções sobre a peça foi considerável, mas sua grande popularidade veio mesmo do público, com acessos vindos de termos de buscas em plataformas diversas.
As últimas matérias publicadas foram sobre as sessões extras no período de recesso e a prorrogação da temporada. “Constellation” ficará em cartaz até o dia 25 de janeiro, devido ao grande sucesso de público.

6. Chacrinha – O Musical

chacrinhaomusical

Texto: Pedro Bial e Rodrigo Nogueira. Direção: Andrucha Waddington. Com Stepan Nercessian e Leo Bahia.

Outra combinação de alto número de notícias com alto número de buscas que direcionaram os internautas ao site. O Teatro em Cena acompanha “Chacrinha – O Musical” desde a chamada dos candidatos para as audições. O site noticiou o anúncio da escalação do Leo Bahia e foi o primeiro a dar, com exclusividade, a confirmação de vários atores no elenco.
O site esteve presente na coletiva de imprensa, no ensaio geral e na estreia VIP, proporcionando uma cobertura ampla sobre a produção da Aventura Entretenimento. Fugiu-se do noticiário óbvio, com entrevistas com atores como Livia Dabarian e Mateus Ribeiro, intérpretes respectivamente de Rita Cadillac e Nanato Barbosa.

7. A Culpa Não É Das Estrelas

aculpanaoedasestrelas

Texto adaptado: Ângela Oliveira. Direção: Diogo Villa Maior. Com Bianca Barros e Victor Meyniel.

O título não deixa dúvidas: é uma adaptação do livro best-seller de John Green, que também virou filme. O Teatro em Cena fez apenas duas matérias sobre o espetáculo, que ficou em curta temporada no Teatro Henriqueta Brieba, mas elas repercutiram muito. Ambas estão entre as mais acessadas do site (quem não quis ver a protagonista cortando o cabelo para viver Hazel?) e geraram muitos acessos vindos de plataformas de busca.

8. The Book of Mormon

thebookofmormon

Texto: Trey Parker e Matt Stone. Direção: Rubens Lima Jr. Com Hugo Kerth e Leo Bahia.

Tinha como não falar do fenômeno carioca? Não tinha. A montagem acadêmica do musical da Broadway, promovida pela UNIRIO, fez apresentações na UERJ, na UFF, no Teatro João Caetano, no Espaço Tom Jobim e uma belíssima temporada na Cidade das Artes. O espetáculo e seu elenco arrancaram elogios de grandes nomes da classe artística e se tornaram xodó de muitos espectadores, que foram ver várias vezes – em parte devido à entrada franca. O resultado disso foram quatro notícias entre as mais acessadas do site e a revelação de novos talentos no teatro carioca.

9. Os Saltimbancos Trapalhões – O Musical

ossaltimbancostrapalhoesomusical

Texto adaptado e direção: Charles Möeller. Com Renato Aragão e Adriana Garambone.

Outro exemplo de como o Teatro em Cena gosta de acompanhar tudo desde o início. Do anúncio do projeto à estreia, o site mostrou os nomes anunciados para o elenco, fotos e vídeos dos ensaios, a coletiva de imprensa e tudo que engloba a concepção de uma superprodução desse porte. Foram muitas notícias e três entre as cem mais visualizadas do ano.
No ano que vem, o musical fará nova temporada no Rio antes de ir para São Paulo, e obviamente o site continuará de olho em tudo, sempre contando as novidades sobre a turma do Didi.

10. Tudo Por um Popstar, de Thalita Rebouças

tudoporumpopstar

Texto adaptado: Gustavo Reiz. Direção: Pedro Vasconcelos. Com Jullie e Marcella Rica.

Da primeira entrevista com a escritora Thalita Rebouças até o fim da temporada, muito aconteceu. O site foi responsável por mostrar as fotos de divulgação do espetáculo e trazer várias entrevistas com os atores. A parceria com a produção da peça culminou com promoções que davam ingressos semanalmente para a temporada no Teatro Ipanema.
Quando o espetáculo saiu de cartaz, fãs paulistas do livro movimentaram as redes sociais, com uma petição para que o musical fosse levado para lá. Por enquanto, o pedido ainda não foi atendido.

11. Mais Uma Vez Amor

maisumavezamor

Texto: Rosane Svartam. Direção: Ernesto Piccolo. Com Deborah Secco e Marcos Mion.

O retorno da comédia romântica, em turnê nacional, gerou muito interesse no público e trouxe muitos acessos ao Teatro em Cena decorrentes disso (e das fofocas sobre um caso entre os protagonistas). Embora o site tenha postado apenas três notícias sobre a peça, elas atraíram muita gente. Vale ressaltar que o espetáculo ainda não foi apresentado no Rio de Janeiro – apenas em Niterói. Fica registrado também que houve diversas tentativas para uma entrevista com Deborah Secco, mas ela acabou não acontecendo. Quem sabe em 2015?

12. Ópera do Malandro

operadomalandro

Texto: Chico Buarque. Direção: João Falcão. Com Moyseis Marques e Fábio Enriquez.

A nova montagem de um dos espetáculos mais importantes do teatro musical brasileiro certamente merecia atenção – e teve. Foram bastante notícias e menções, entre fotos dos ensaios, resenha opinativa, cobertura das apresentações no Theatro Municipal e explicações sobre a concepção. Para sua montagem, o diretor João Falcão continuou sua pesquisa sobre transgressão de gêneros e colocou todos os personagens femininos interpretados por homens, o que deu o que falar. Apenas o narrador foi interpretado por uma mulher, Larissa Luz.

13. Elis, a Musical

elisamusical

Texto: Nelson Motta e Patrícia Andrade. Direção: Dennis Carvalho. Com Laila Garin e Claudio Lins.

Ingressos esgotados, mudanças no elenco, vários prêmios, reflexões sobre biografias musicais, segunda temporada no Rio… “Elis, a Musical” foi badalado no Teatro em Cena. Cabe até uma curiosidade: o espetáculo foi um dos primeiros a ser noticiado aqui. No dia de estreia do site, já havia uma resenha opinativa do musical e uma notícia sobre o fim da temporada e sua ida para São Paulo. Atualmente, o espetáculo está de volta ao Teatro Oi Casa Grande para uma nova temporada.

14. Cássia Eller – O Musical

cassiaelleromusical

Texto: Patrícia Andrade. Direção: João Fonseca e Vinícius Arneiro. Com Tacy de Campos e Evelyn Castro.

Muita gente não conseguiu ver o espetáculo, porque os ingressos esgotavam quase que instantaneamente. Essas foram algumas das primeiras notícias sobre o musical aqui no site. Aqui, todo mundo viu o espetáculo em várias notas. A resenha opinativa, contando tudo para quem não conseguia entradas, foi uma das mais acessadas até hoje. Todo mundo também queria saber quem era a tal de Tacy de Campos, a curitibana escolhida para interpretar a roqueira. E nós contamos.

15. Garotos

garotos

Texto: Leandro Goulart. Direção: Afra Gomes e Leandro Goulart. Com Vitor Thiré e Júlio Oliveira.

Os diretores decidiram remontar o espetáculo jovem, com elenco novo, e o site acompanhou tudo desde o início. Tão do início que mostramos as mudanças no elenco antes mesmo da estreia no Teatro das Artes e no Teatro João Caetano. Fotos de ensaios, divulgação da sessão de fotos profissional, vídeo da estreia VIP… o espetáculo contou com uma cobertura completa por aqui.

16. Beije Minha Lápide

beijeminhalapide

Texto: Jô Bilac. Direção: Bel Garcia. Com Marco Nanini e Carolina Pismel.

Marco Nanini contou sobre o projeto no Prêmio Shell e desde então o site ficou de olho. De um recorte biográfico do fim da vida de Oscar Wilde, o espetáculo virou uma ficção sobre um fã do escritor preso por violar a cerca de sua tumba no cemitério. Também houve mudanças na equipe, com a escalação de Jô Bilac e os atores da Cia. Teatro Independente. Na estreia, o Teatro em Cena também esteve lá. A cobertura rendeu duas notícias entre as cem mais visualizadas.

17. Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz, o Musical

cazuzaprodianascerfelizomusical

Texto: Aloísio de Abreu. Direção: João Fonseca. Com Emílio Dantas e André Dias.

A biografia musical do Cazuza vai reestrear em janeiro no Theatro Net Rio, mas o Teatro em Cena a acompanha desde muito antes. Assim como “Elis, a Musical”, o espetáculo já constava no arquivo desde a estreia do site, com uma resenha opinativa. A temporada foi prorrogada, o espetáculo foi levado para São Paulo, o elenco foi infinitamente alterado… tudo passou por aqui. Um dos destaques foi a participação do Emílio Dantas no II Seminário Carioca de Teatro Musical.

18. Os Saltimbancos

ossaltimbancos

Texto adaptado: Chico Buarque. Direção: Cacá Mourthé. Com Bianca Byington e Carol Futuro.

Esse é um caso curioso, porque o musical remontado e apresentado no Theatro Net Rio não foi exatamente coberto pelo site. Foram poucas as matérias diretamente sobre ele, mas houve muitas menções devido ao aniversário de 70 anos do Chico Buarque e à produção de “Os Saltimbancos Trapalhões – O Musical”. O espetáculo de Möeller &a Botelho é, sim, uma adaptação do filme famoso… mas o longa já é uma adaptação do musical teatral “Os Saltimbancos”, então era inevitável citá-lo.

19. Conselho de Classe

conselhodeclasse

Texto: Jô Bilac. Direção: Bel Garcia e Susana Ribeiro. Com Marcelo Olinto e Leonardo Netto.

Foram algumas temporadas em 2014 – como no Teatro Fashion Mall, no Teatro Dulcina e no Espaço Sergio Porto. “Conselho de Classe” consagrou-se como sucesso de público e de crítica, faturando troféus no Prêmio Shell, Cesgranrio e APTR. Nem que o site quisesse poderia ignorá-lo – e essa certamente não era a intenção. Ele também foi o espetáculo mais indicado pela classe artística.

20. Incêndios

incendios

Texto: Wadji Mouawad. Direção: Aderbal Freire-Filho. Com Marieta Severo e Kelzy Ecard.

Quando o Teatro em Cena começou a cobrir o espetáculo, ele já era um sucesso. Idealizada por Felipe de Carolis, que adquiriu os direitos, a montagem brasileira da peça estava em sua segunda temporada no Teatro Poeira, com lotação máxima em todas as sessões. Foram realizadas entrevistas com o produtor e ator, a protagonista Marieta Severo e o diretor Aderbal Freire-Filho, além do acompanhamento do sucesso na temporada de premiações. Grande vencedor do último Prêmio APRT, “Incêndios” ainda promete dar mais o que falar: a peça ganhará uma temporada popular na cidade no ano que vem.

21. Blackbird

blackbird

Texto: David Harrower. Direção: Bruce Gomlevsky. Com Viviani Rayes e Yashar Zambuzzi.

A primeira notícia da peça foi a busca da produção por uma jovem atriz – que resultou na escalação da Lorena Comparatto. Isso já mostra que o site cobriu o espetáculo desde seu projeto, revelando os nomes do elenco, a data de estreia e detalhes da temporada. Nem foram tantas notícias, mas houve muito interesse no público e buscas que trouxeram as pessoas ao site. Certamente um sucesso, com temporadas no Teatro Glaucio Gill e Casa de Cultura Laura Alvim.

Veja também a lista dos 21 artistas mais populares do Teatro em Cena em 2014!

Comentários

comments