Plantão

Pascoal da Conceição fala: “você é o melhor quando está com o melhor”

(Foto: Reprodução / Internet)

(Foto: Reprodução / Internet)

O ator Pascoal da Conceição, da peça “O Duelo”, estava na França quando recebeu a notícia da indicação ao Prêmio Questão de Crítica. “Esperar, não esperava, até porque a imersão é tão grande que você, na hora de fazer, esquece que há olhares direcionados para escolha de prêmios, melhor, etc e tal”, ele conta ao Teatro em Cena por e-mail, direto de Avinhão (ou Avignon, em francês). Pascoal viajou com a mundana companhia para se apresentar no festival local, justamente com esse espetáculo.

“O Duelo”, um texto de Anton Tchekhov, teve uma temporada aclamada no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico, com sessões de quarta a domingo. A peça marca o primeiro trabalho da atriz Camila Pitanga com a companhia. São nove atores em cena, dirigidos por Georgette Fadel (de “Bartolomeu, o Que Será Que Nele Deu?”), também indicada ao Questão de Crítica. Ao todo, a montagem recebeu oito nomeações. Só ficou de fora de duas categorias da premiação: atriz e dramaturgia (por ser uma adaptação). Isso atesta a qualidade dos profissionais envolvidos, o que Pascoal faz questão de ressaltar. “Para ser franco, você é o melhor quando está com o melhor. E o elenco é muito bom”.

O espetáculo foi criado de forma coletiva pelos integrantes da companhia, em um jogo geral de proposições mediadas pela direção. Para o ator, esse é um grande desafio. “Já fiz outros espetáculos, em que o diretor traz tudo pronto e você segue os roteiros propostos. Mas essa forma coletiva é a que mais exige e a que mais gosto”, ressalta. “Fazemos teatro como quem joga futebol. Somos fieis ao jogo: não pode ser chato, todos têm que jogar. Nem sempre acontece assim, mas estamos sempre jogando com esse objetivo. Somos mexidos pelo espetáculo. Ele nos afeta da mesma forma que afeta ao público”.

Além do Rio de Janeiro, a peça passou por São Paulo, onde também recebeu indicações a prêmios, Fortaleza, Parque Nacional Serra da Capivara (Piauí), João Pessoa, Brasília, Belo Horizonte, Campinas, Santo André, São Carlos e Bauru.

Comentários

comments