Pierre Baitelli e Arlindo Lopes farão peça sobre epidemia da AIDS – Teatro em Cena
Plantão

Pierre Baitelli e Arlindo Lopes farão peça sobre epidemia da AIDS

(Foto: Studio Faya)

Os atores Pierre Baitelli (de “Enterro dos Ossos”) e Arlindo Lopes (de “Ensina-me a Viver”) preparam a versão brasileira de um espetáculo sobre o início da epidemia da AIDS nos anos 1980 em Nova York. A peça em inglês se chama “The Normal Heart” e até virou filme estrelado por Mark Ruffalo (ator indicado a três Oscars) em 2014. No Brasil, o título será “O Coração Normal” e a direção ficará por conta de Emílio de Mello (de “Estranhos.com”). A tradução é função de Diego Teza – o mesmo de “O Camareiro” e “O Jornal – The Rolling Stone”.

O texto, com inspiração autobiográfica, foi escrito por Larry Kramer e mostra o impacto do surgimento da AIDS, quando pouco se sabia sobre a doença e ela era chamada comumente de “câncer gay”. Na história, o escritor Ned Weeks, ativista gay, monta uma organização com intuito de lutar contra a doença, motivado pelo abatimento e morte de amigos e do próprio namorado. Weeks é um alterego de Kramer. Vários dos personagens que aparecem na peça e no filme foram inspirados em pessoas reais, que foram vítimas ou se envolveram com essa causa no início da década de 1980.

A peça estreou no off-Broadway originalmente em 1985, foi levada para o West End no ano seguinte e sua mais montagem mais recente na Broadway, em 2011, ganhou três Tony Awards (melhor remontagem, ator e atriz). O tema segue pertinente: embora exista tratamento para a doença, a cura ainda não foi descoberta. De acordo com o relatório mais recente da UNAIDS, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS, 36,7 milhões de pessoas em todo o mundo viviam com HIV em 2016, sendo 1,8 milhão na América Latina. O número de mortes relacionados à AIDS tem diminuído, mas a quantidade anual de novos infectados se mantém estável e grande.

A data de estreia ainda não foi divulgada.

(Foto: Studio Faya)

Comentários

comments