Profissão: Artista – Por Rebeca Jamir – Teatro em Cena
Papo de Artista

Profissão: Artista – Por Rebeca Jamir

(Foto: Divulgação)

Se a arte lida, fala e expressa absolutamente todos os aspectos humanos, das mais diversas maneiras, o trabalho do artista está nos entremeios de si mesmo e do outro dentro deste nosso mundo vasto, tão belo e tão sombrio. Na minha vida, felizmente não é possível separar a arte da mulher e da cidadã, digo felizmente porque minha visão dos direitos e deveres humanos e cidadãos se amplia e clarifica a cada passo que dou na arte, e dilatação de conhecimento não tem limites.

Acredito profundamente no poder de transformação do nosso trabalho porque vivo essa experiência: por luta diária e benção faço, experiencio arte e (me) transformo. Porque não dá pra estar na chuva não lavar a alma, não sujar a roupa de terra. Não acho que dá pra ser artista ou mesmo apreciador de arte e não analisar as estruturas de si e do mundo. Humildemente acredito que a essencialidade do nosso trabalho para a nossa cidade e nosso país está na exposição dessas estruturas. Afinal que lugar pode ser mais fértil, poderoso e apropriado pra se lidar com absolutamente todas as questões humanas do que na arte? Estamos levantando debates, fazendo questões de todos os tamanhos em busca de suas respostas, pondo luz em tudo usando a si: seja através de uma canção; uma pintura; um personagem. Trabalhamos com a humanidade: a raiz e a contemporaneidade; a individualidade e a coletividade.

No nosso país, vivemos agora um momento de extrema dificuldade de diálogo, polarizações, nebulosidades e vivemos também um tempo difícil para a arte. Em mim, se dilata a certeza da necessidade do nosso trabalho. A arte está para o humano desde sempre pautando as questões de sua cidade e de seu povo e apesar das dificuldades presentes impostas, é impossível tirá-la da sua e da nossa natureza. Que possamos ter a liberdade e o poder de exercer nosso ofício, tão humano, tão social, tão essencial a uma sociedade que se preze. Um grande viva a arte! Que seja sempre viva.

Rebeca Jamir é atriz, cantora e compositora.

Comentários

comments