Rafael Sardão estreia como dramaturgo: “peguei gosto pela coisa” – Teatro em Cena
Plantão

Rafael Sardão estreia como dramaturgo: “peguei gosto pela coisa”

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

No ar na novela “Terra Prometida” da Record, o ator Rafael Sardão (de “Closer”) também está com um trabalho no teatro: “Passional”, no Sesc Tijuca. O espetáculo marca sua estreia como dramaturgo, dividindo a autoria com o diretor Renato Livera (de “Temporada de Verão”). A história é uma adaptação de um conto que ele escreveu e sentiu vontade de levar para os palcos. “Penso minha escrita como um hobby terapêutico. Não me considero dramaturgo ou autor. Sou, como diz minha mãe, ‘metido a besta’”, brinca o ator, em entrevista ao Teatro em Cena. “O problema é que peguei gosto pela coisa. Pode ser que desenvolva outros textos no futuro. Já tenho algumas ideias”.

“Passional” conta a história de um roteirista com bloqueio criativo, Eugênio. Pressionado a escrever algo que detesta, não consegue sair do lugar e busca inspiração em um bar decadente de Copacabana, onde conhece Miranda, a garçonete, e Lavínia, uma sonhadora cantora. O escritor fica obcecado por Lavínia e a vida dos três personagens se entrelaça mesclando ficção e realidade.

Rafael, por sua vez, prefere escrever seus textos em casa, sentado no escritório – de preferência com música acompanhando. Nada de bares de madrugada. Diferentemente do personagem, ele não teve problemas para escrever sua história. “O conto saiu como um vulcão. Escrevi em pouco tempo e já muito próximo do que ficou. Fiz poucas alterações”. A adaptação teatral, assinada com Livera, foi redigida às pressas para pegar a pauta no Sesc. Depois de aceito o projeto, fizeram um novo tratamento, na sala de ensaio, com reforço de Dani Heule e Alexandre Mota. “Para resumir, foi um trabalho coletivo inspirado de uma equipe sensacional que engrandeceu muito esse projeto”.

Na peça, Rafael não está em cena. O elenco é formado por Anna Sant’Anna (de “Casa de Bonecas”), sua esposa Karen Mota (de “Closer”) e o ator Bruno Quaresma (de “Pesadelo”). A temporada vai até 31 de julho na Tijuca.

_____
SERVIÇO: sex a dom, 20h. R$ 20. 70 min. Classificação: 14 anos. Até 31 de julho. Sesc Tijuca – Teatro I – Rua Barão de Mesquita, 539 – Tijuca. Tel: 3238-2139.

Comentários

comments