Plantão

Secretaria Municipal de Cultura suspende edital de ocupação teatral

(Foto: Divulgação)

Depois de muitas reclamações da classe artística, a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) do Rio de Janeiro anunciou a suspensão do edital de ocupação teatral. O edital selecionaria grupos para residência artística no Teatro Café Pequeno (Leblon), Teatro Ipanema, Sala Baden Bowell (Copacabana), Teatro Serrador (Centro), Espaço Sérgio Porto (Humaitá) e Teatro Ziembinski (Tijuca). A suspensão por tempo indeterminado foi publicada no Diário Oficial de terça (19/2).

A decisão é resultado da nova gestão da SMC, assumida por Mariana Ribas na última semana. O edital havia sido estipulado pela então secretária Nilcemar Nogueira, que não ocupa mais o cargo. De acordo com comunicado enviado à imprensa, “outras informações serão oportunamente divulgadas no site e nas redes sociais da Secretaria Municipal de Cultura”.

As reclamações em torno do edital eram variadas. Elas iam desde o curto prazo para produtores se inscreverem e apresentarem uma proposta até a ausência de corpo técnico nos teatros. Em outras palavras, quem assumisse a residência artísitca teria também que arcar com os custos de funcionamento do espaço. Artistas também identificaram que o edital dava abertura para que espaços públicos fossem privatizados e geridos por empresas que não fossem de cultura.

Comentários

comments