+ TeatroComportamento

Universitários garimpam peças em brechós para A Very Potter Musical

Se levantar uma peça sem patrocínio já é difícil, as questões de orçamento são acentuadas quando se trata de uma montagem universitária. Este é o caso de “A Very Potter Musical – Exercício em Cena”, que estreia neste sábado (25/7) no Auditório Vera Janacopulos, no campus da UNIRIO na Urca. A responsável pelos figurinos, Layse Ribeiro, conta que o elenco estará em cena com peças garimpadas de brechós e itens pessoais reaproveitados. Vale a criatividade. “O conceito principal do figurino foi basicamente fazer o máximo de coisas possível com um orçamento bem restrito”, diz ao Teatro em Cena. “Nossa intenção foi caminhar entre os figurinos dos filmes e do musical original, respeitando ambos, só que com toques pessoais das figurinistas. Tem uma estampa diferente aqui, com um corte diferente ali, inovando, mas sempre mantendo a essência e a magia do universo de Harry Potter”.

a very potter musical unirio

Conheça o elenco completo da peça aqui

Dirigida por Julio Angelo, a montagem acadêmica conta com alguns apoios, listados em sua página no Facebook. Mas, logo no topo da fan page, lê-se: “esse musical não é patrocinado, apoiado ou muito menos afiliado à J.K. Rowling ou Warner Bros. Eles nem sabem que existimos… trouxas”. A brincadeira é válida. “A Very Potter Musical” é, por essência, universitário. Sua versão original, com letras e músicas de Darren Criss (aquele da série “Glee”) e A.J. Holmes, foi montada na universidade de Michigan, como um projeto acadêmico. É como uma sátira, sem vínculo oficial com a franquia literária ou cinematográfica. No Rio, a história se repete: são estudantes universitários os responsáveis pelo espetáculo – que tem orientação de Rubens Lima Jr., o professor por trás do sucesso do musical “The Book of Mormon” da UNIRIO, o que sempre gera interesse.

As primeiras fotos dos atores caracterizados foram divulgadas dias antes da estreia, e dão uma prévia do que o espectador verá. Jeff Fernandez, o intérprete de Ron Weasley, aparece com uma peruca laranja. O intuito é acentuar as características típicas dos personagens de forma exagerada. Se os Weasleys são ruivos, cabelo laranja. Se Hermione tem cabelo volumoso, ele é ainda mais volumoso e desarrumado. E por aí vai. “Além de ser uma sátira, estamos no teatro e tudo deve ser aumentado, como por exemplo, o raio do Harry”, comentam Mariana Fonseca e Lívia Bravo, que formam a equipe de visagismo. “Em todo o processo, trabalhamos com o pouco que tínhamos. Somos universitários, então tudo foi muito no improviso, baseando na nossa pesquisa original e sempre adaptando”.

a very potter musical unirio 2

a very potter musical unirio 3

_____
SERVIÇO: sempre às 19h30; com exceção dos domingos, 19h. Entrada franca: distribuição de senhas 1 hora antes (capacidade: 180 lugares). Dias 25, 26, 29 e 30 de julho e 2 e 3 de agosto. Teatro Vera Janacopulos – Reitoria da UNIRIO – Avenida Pasteur, 296 – Urca. Tel: 2542-4590.

Comentários

comments