A 8ª edição do FESTU – Festival de Teatro Universitário está confirmada para este ano. A organização do evento está com inscrições abertas para estudantes universitários de todo o Brasil apresentarem seus trabalhos. Há duas opções possíveis: a Mostra de Espetáculos, com peças longas, e a Mostra Nacional Competitiva, com esquetes. Nesta segunda, os melhores trabalhos são premiados (o regulamento ainda não especifica quais serão os prêmios, mas patrocínio para espetáculos e bolsas de estudo estão no histórico do festival). As inscrições se dão exclusivamente pela Internet até 3 de junho no site www.festu.com.br. A lista de selecionados será divulgada em 15 de julho.

Os criadores do festival (Foto: Zeca Vieira)

O festival é uma criação do produtor Miguel Colker e do diretor e ator Felipe Cabral. Anualmente, a dupla promove uma maratona de teatro universitário na cidade. Ao todo, já foram apresentados 185 esquetes e 32 espetáculos. Duas exigências feitas aos grupos teatrais inscritos são a doação de cinco livros e a realização de duas ações sociais.

O FESTU 2018 ocorrerá de 5 a 23 de setembro em diferentes espaços culturais do Rio de Janeiro. O júri, que muda todo ano, ainda será divulgado.