Já visto por 4,5 mil espectadores em Brasília, “L, o Musical” estreia no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro na próxima sexta (27/10). É um espetáculo de temática lésbica, com elenco encabeçado por Ellen Oléria (vencedora do 1º “The Voice Brasil”) – assumidamente lésbica – e Elisa Lucinda (de “A Paixão Segundo Adélia Prado”).

(Foto: Reprodução)

Na história, uma autora de novelas compartilha com as amigas o sucesso do primeiro folhetim a ter um triângulo amoroso formado por mulheres. Mas – porque sempre tem um mas – notícias inesperadas mudam o destino de todas…. O texto e a direção são de Sérgio Maggio (de “Cabaré das Donzelas Inocentes”), que invoca uma inspiração na peça “As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant” (1982), que mostrava o amor de duas mulheres vividas por Fernanda Montenegro (de “Viver Sem Tempos Mortos”) e Renata Sorrah (de “Krum”).

– De imediato, ‘Petra’ surgiu como referência afetiva para o trabalho. A partir daí, L, O Musical surge com uma dramaturgia autônoma e capaz de dialogar com a profundidade que o tema atingiu hoje, um momento tão delicado, onde forças conservadoras ameaçam a liberdade de cada um ser o que é, amar quem quiser. São 10 mulheres no palco. Duas protagonistas negras. Mulheres amando mulheres. Um processo de criação olho no olho, com multivozes, com uma dramaturgia que quer ser mobilizadora. – conta Sérgio.

O repertório do musical é composto por 22 canções de cantoras brasileiras lésbicas ou bissexuais. “Fogueira” de Angela Ro Ro e “Prestes a Voar” de Marina Lima são exemplos.

– Realizei uma pesquisa espontânea em comunidades virtuais de lésbicas que me passaram listas de músicas que embalavam seus amores, encontros e desencontros. Além disso, buscamos essa identificação afetiva. – diz o autor.

(Foto: Diego Bresani)

_____
SERVIÇO: qua a dom, 19h. R$ 20. 110 min. Classificação: 14 anos. De 27 de outubro até 17 de dezembro. Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – Rua Primeiro de Março, 66 – Centro. Tel: 3808-2020.