Lázaro Ramos (de “O Topo da Montanha”) e Kiko Mascarenhas (de “O Camareiro”) estão envolvidos com um espetáculo que promete dar o que falar: “O Jornal The Rolling Stone”, previsto para estrear em novembro no Teatro Poeira, em Botafogo. Os dois vão dividir a direção da encenação, que contará com seis atores no elenco: André Luiz Miranda, Heloisa Jorge (de “Race”), Alan Ribeiro (de “Primeiramente Comédia”), Marcos Guian (de “A Peça Ao Lado”), Indira Nascimento (de “A Serpente”) e Marcella Gobatti. Todos foram escolhidos pela dupla durante uma oficina chamada “Afrobrasilidade e o Palco”, que aconteceu nos Estúdios Globo, com atores negros. Os ensaios já estão acontecendo.

André Luiz Miranda (Foto: Divulgação)
Alan Ribeiro (Foto: Reprodução / Instagram)
Heloisa Jorge (Foto: Divulgação)
Indira Nascimento (Foto: Reprodução)
Marcella Gobatti (Foto: Reprodução / Facebook)
Marcos Guian (Foto: Reprodução / Instagram)

O espetáculo conta uma história densa de homofobia ambienta em Uganda, na África, baseada em fatos reais. O título se refere ao nome de um jornal de Kampala, que em 2010 publicou uma lista de nomes e endereços de 100 habitantes homossexuais, convocando os leitores para seu linchamento. Na história, essa delação tem consequências terríveis na vida do jovem Dembe, que namora o médico Sam e é irmão do pastor anglicano Joe.

A crítica do jornal The Guardian chamou a montagem original britânica de um “drama urgente sobre as leis anti-gay da Uganda”. A peça é de um jovem dramaturgo inglês chamado Chris Urch, que recebeu seis indicações ao prêmio Off West End (The Offies) e ganhou o Bruntwood Award por esse trabalho. Originalmente, “The Rolling Stone” estreou em 2014 na Inglaterra.