“Krum”, da Cia. Brasileira de Teatro, volta aos palcos cariocas nesta semana. Eleito o melhor espetáculo de 2015 nos prêmios APTR e Cesgranrio, ele fará uma curta temporada no Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes, entre os dias 24 de junho e 17 de julho, com ingressos a R$ 40. Um dos destaques do elenco é a atriz Renata Sorrah (de “Esta Criança”), também produtora da montagem.

krum-foto-por-ricardo-brajterman-1

A peça, escrita pelo israelente Hanoch Levin (1943-1999) nos anos 1970, trata dos ritos e repetições da vida, que passa, enquanto as pessoas estão sempre esperando por algo mais. Na história, Krum, o personagem-título, retorna para sua cidade após uma viagem à Europa, onde não encontrou nada do que buscava. A partir daí, uma sucessão de cenas curtas envolvendo a vizinhança, com cada um preso às suas próprias insatisfações. A direção é de Marcio Abreu (de “Esta Criança”), que destaca:

– É uma peça sobre pessoas. O que está em jogo é a matéria humana. Habitam o mundo de Krum seres pequenos, sem pudor na palavra, vivendo sob um teto baixo. Há um olhar, ao mesmo tempo, cruel e generoso sobre vidas mínimas ou, como em Tchekhov, sobre o que existe de mínimo no ser humano.

O espetáculo, estreado no Rio em março do ano passado, já passou por Belo Horizonte, São Paulo, São José do Rio Preto, Salvador e Porto Alegre. Entre os prêmios recebidos, estão dois APTR (melhor espetáculo e iluminação), um Cesgranrio (melhor espetáculo), dois Questão de Crítica (melhor iluminação e elenco) e dois Shell (melhor ator e cenário). O elenco é completado por Cris Larin (de “Caixa de Areia”), Danilo Grangheia (de “A Tragédia Latino-Americana”), Edson Rocha (de “Esta Criança”), Grace Passô (de “Por Elise”), Inez Viana (de “Como É Cruel Viver Assim”), Ranieri Gonzalez (de “Esta Criança”), Rodrigo Andreolli (de “O Banquete”) e Rodrigo Ferrarine (de “Isso Te Interessa?”).

Elenco e equipe de "Krum" no palco: melhor espetáculo no Prêmio Cesgranrio (Foto: Leonardo Torres)
Elenco e equipe de “Krum” no palco: melhor espetáculo no Prêmio Cesgranrio (Foto: Leonardo Torres)
Krum: melhor espetáculo no Prêmio APTR (Foto: Leonardo Torres)
Krum: melhor espetáculo no Prêmio APTR (Foto: Leonardo Torres)

_____
SERVIÇO: sex e sáb, 19h30; dom, 18h30. R$ 40. 120 min. Classificação: 16 anos. Até 17 de julho. Teatro Carlos Gomes – Praça Tiradentes, s/n – Centro. Tel: 2215-0556.