(Foto: Reprodução / Facebook)

O Dia Internacional do Teatro, 27 de março, não foi exatamente de comemoração para a classe teatral carioca. Sofrendo com o descaso do governo, em escala municipal, estadual e federal, artistas se reuniram em Copacabana em uma manifestação para exigir providências para a reabertura do Teatro Villa-Lobos. Grande perda para a Zona Sul, ele está fechado desde 2011, quando sofreu um incêndio, e vem servindo de abrigo para a população de rua, segundo matéria divulgada pelo jornal O Globo em fevereiro. No protesto, havia cartazes como “+ Cultura = + Qualidade de Vida”, “cadê o teatro que estava aqui?”, “+ de 30 teatros fechados”, “quanto vale um teatro fechado?” e “cadê o dinheiro do seguro?”.

Marcaram presença no ato nomes como Drica Morais (de “Lifiting – Uma Comédia Cirúrgica”), Zezé Polessa (de “Quem Tem Medo de Virginia Woolf”), Daniel Dantas (de “Isadora”), Emílio de Mello (de “Os Realistas”), Dani Barros (de “Estamira”), Stella Maria Rodrigues (de “Romeu e Julieta – O Musical”), Isio Ghelman (de “O Garoto da Última Fila”), Letícia Isnard (de “Agosto”), Leonardo Netto (de “Entonces Bailemos”), Rita Êlmor (de “Clarice Lispector & Eu – O Mundo não é Chato”), Ivan Sugahara (da Cia. Os Dezequilibrados), Arlindo Lopes (de “Ensina-me a Viver”), Julio Adrião (de “A Descoberta das Américas”), Aline Deluna (de “Josephine Baker”), Tereza Seiblitz e Andrea Veiga (de “Constellation”). Eles caminharam com cartazes e gritos de protesto do Teatro Princesa Isabel até o Villa-Lobos.

Em convatória pública para a manifestação, o MATER – Movimento de Artistas de Teatro do Rio expressou que o objetivo do protesto era chamar a atenção para o abandono do teatro. “Por mais quanto tempo teremos que presenciar esse descaso? O Villa Lobos é nosso! Não podemos aceitar isso, queremos respostas!”, diz o texto, “um teatro que sempre foi uma referência para a população carioca precisa voltar a funcionar”.

(Foto: Reprodução / Instagram)
(Foto: Reprodução / Instagram)
(Foto: Reprodução / Instagram)
(Foto: Reprodução / Instagram)