(Foto: Divulgação)

Já com vários trabalhos de improvisação no currículo, o ator Raphael Ghanem (de “Sempre Livres”) decidiu elevar a proposta para outro nível. Seu novo projeto é “40Kbças”, comédia improvisada que reúne 40 atores no elenco. Cada sessão terá um grupo de dez artistas no palco e, no último dia, todos se apresentarão juntos. “O projeto reúne artistas que passaram pelo meu curso, que visa o humor e o riso. É como se a gente estivesse levando a sério o ‘fazer rir’, com técnica”, Raphael diz ao Teatro em Cena.

Das 40 cabeças, cinco são do Grupo A República: Éryca Gonçalves, Gabriel Borges, Lairce Dias, Lucas Liér e Nathy Torres. Gabriel já dividiu palco com Ghanem em um espetáculo recente, “Sempre Livres”, também de improvisação. O novo projeto é parecido, dadas as devidas proporções. Cada cena é dada pela plateia, que sugere temas e situações, como co-autora do espetáculo. Desta maneira, os atores só descobrem o que vão fazer já em cena. Tudo é criado na hora.

– Ninguém ensaiou nada do que vai ser dito. O treinamento é justamente para saber qual a ordem da técnica, como a técnica pode ser aplicada em diferentes situações. – diz Raphael, que desta vez está como diretor – O improviso tem mudado a vida de muitas pessoas, aumentando o diálogo em relacionamentos, ampliando as possibilidades de questionamento, de aceitação das dificuldades, entendendo os limites dos parceiros de cena, entregando e esperando deles o melhor possível, não exigindo mais do que o outro pode dar, para não ter frustração. É um trabalho de muita delicadeza, onde a gente encontra o humor como brinde, embora ele seja protagonista.

(Foto: Divulgação)

_____
SERVIÇO: sáb, 21h. R$ 50. 70 min. Classificação: 14 anos. De 14 de abril até 12 de maio. Cidade das Artes – Sala 1 – Avenida das Américas, 5300 – Barra da Tijuca. Tel: 3328-5300.