Esqueça o que você entende por teatro. Sentar-se diante do palco e assistir às ações dos atores do início ao fim? Não é assim com o projeto Teatro Cego, que está em curta temporada no Rio de Janeiro desde quinta (9/3), no Teatro Fashion Mall, em São Conrado, após sucesso de público em São Paulo. Nele, seis atores desafiam a plateia a passar uma hora sem enxergar, no palco. Os espectadores acompanham a peça, encenada totalmente no escuro, por meio de sons, vozes e cheiros, lado a lado com o elenco. A experiência pode ser vivida só até domingo na cidade.

(Foto: Divulgação)

O espetáculo é “O Grande Viúvo”, baseado no conto de Nelson Rodrigues sobre o homem que comunica à família que quer construir um mausoléu e morrer para ficar junto da esposa falecida. Para compreender a trama, o público recorre à intuição e a outros sentidos que não a visão. É um mergulho na realidade das pessoas com deficiência visual. Dos seis atores do elenco, aliás, três são deficientes visuais. “Quando as luzes se apagam, somos todos iguais”, diz o diretor Paulo Palado.

Os ingressos para o espetáculo custam R$ 50. Mas 10% das entradas de cada apresentação são destinadas gratuitamente a idosos e pessoas com deficiência visual.

_____
SERVIÇO: sex, 21h30; sáb, 19h e 21h30; dom, 20h. R$ 50. 60 min. Classificação: 14 anos. Até 12 de março. Teatro Fashion Mall – Shopping Fashion Mall – Estrada da Gávea, 899 – São Conrado. Tel: 2422-9800.