(Foto: Divulgação)

A montagem aclamada de “Um Bonde Chamado Desejo”, dirigida por Rafael Gomes (de “Gota D’Água [a seco]”), finalmente vai chegar ao Rio de Janeiro. A temporada, prometida há bastante tempo, está marcada para acontecer no novo Teatro XP Investimentos, no Jockey Club, na Gávea. A estreia ocorrerá no dia 28 de outubro.

Essa é uma peça do dramaturgo americano Tennessee Williams (1911-1983), conhecida no Brasil pela adaptação cinematográfica de 1949. No filme, Marlon Brando (1924-2004) e Vivian Leigh (1913-1967) viveram os protagonistas Blanche Dubois e Stanley Kowalski. Por aqui, Maria Luisa Mendonça (de “A Falecida”) e Eduardo Moscovis (de “Fauna”) protagonizam a história, que gira em torno da decadência de Blanche, obrigada por situações adversas a buscar abrigo na casa da irmã, onde vive em conflito com o cunhado vulgar e bruto. A história se passa em Nova Orleans, que vira cenário para o duelo entre sonho e realidade vivido pela protagonista. Ela mente conscientemente ou acredita no que fala? Ela inventa? Delira? O que se passa no íntimo de Blanche?

O espetáculo estreou em 2015 sob os cuidados de Rafael Gomes, que ganhou o Prêmio Shell de melhor direção por esse trabalho. Além disso, Maria Luisa Mendonça recebeu os maiores prêmios paulistas por sua atuação: Shell, APCA, Aplauso Brasil e Arte Qualidade Brasil. As temporadas em São Paulo foram longas, sempre com ingressos esgotados. Portanto, já chega ao Rio com sucesso.

(Foto: João Caldas)

_____
SERVIÇO: sex e sáb, 21h; dom, 18h. R$ 80. 110 min. Classificação: 14 anos. De 28 de outubro até 26 de novembro Teatro XP Investimentos – Jockey Club – Avenida Bartolomeu Mitre, 1315 – Gávea. Tel: 4003-6860.