A Cia. Negra de Teatro, de Belo Horizonte, retorna ao Rio nesta semana para quatro apresentações na Caixa Cultural, no Centro. Os atores Felipe Soares e Ramon Brant apresentam “Chão de Pequenos”, espetáculo de 50 minutos, que é uma extensão do esquete apresentado na 6ª edição do Festival de Teatro Universitário (FESTU), em 2016. Com esse trabalho, a dupla saiu premiada nas categorias melhor cena curta, melhor direção e melhor texto original.

(Foto: Lucas Brito)

A volta à cidade marca a primeira (curta) temporada do espetáculo estendido, após sua estreia nacional no Festival de Curitiba. No palco, a dupla conta a história de jovens abandonados pelas próprias famílias, tendo que viver nas ruas. “Chão de Pequenos é um trabalho sobre adoção, abandonos e aquilo que se des-abandona” comenta o ator Ramon Brant. A amizade também é um tema que perpassa a dramaturgia, baseada em histórias reais colhidas em entrevistas com famílias que têm relação com a adoção.

Esse é o primeiro trabalho da companhia mineira, que tem como pilares as potencialidades do corpo negro nas artes da cena, a busca por dramaturgias autorais, o diálogo performativo com o espaço urbano e o interesse por abordar desigualdades sociais. “Chão de Pequenos” tem concepção dos próprios atores, com provocação dramatúrgica de Grace Passô (de “Vaga Carne”) e direção de Tiago Gambogi e Zé Walter Albinati.

Ramon Brant com o cheque por ter vencido o FESTU 2016 (Foto: Leonardo Torres)

_____
SERVIÇO: qui a dom, 19h. R$ 20. 50 min. Classificação: 12 anos. De 11 até 14 de maio. Caixa Cultural – Teatro de Arena – Avenida Almirante Barroso, 25 – Centro. Tel: 3980-3815.