2015 chega ao fim com a certeza de ter sido um ano produtivo na cena teatral. Muitos espetáculos foram levantados, alguns se tornaram inesquecíveis, outros tantos firmam seus nomes com indicações a prêmios… mas não só. Houve aquelas peças que nunca foram vistas, porque não existiram, mas também deram o que falar. Confira uma lista de projetos anunciados para este ano, mas que não foram montados e estão adiados:

As Quatro Estações

as quatro estacoes
O anúncio do musical teen com repertório da dupla Sandy & Junior deixou os saudosistas animados. Idealizado pela Oz Stage Media, com texto de Natalie Gelbvaks e Gustavo Katz, tinha intenção de estreia para julho, mas não aconteceu. A previsão agora é para 2016.

Jovem Frankenstein

jovem frankenstein
Com Murilo Rosa (de “A República em Laguna”) e Fernando Caruso (de “Z.É. – Zenas Emprovisadas”) selecionados para os papeis principais, o musical da Broadway seria montado em 2015 pela Kabuki Produções. Mas o público só pôde ver a montagem acadêmica da UNIRIO, do projeto de teatro musicado do Rubens Lima Jr. (o mesmo de “The Book of Mormon”). A Kabuki, aliás, processou a montagem universitária, alegando ser a detentora dos direitos no Brasil, mas perdeu, por se tratar de um trabalho com fins de pesquisa, sem lucros . Atualmente, o site da Kabuki diz que as audições para sua montagem oficial ocorrerão “em breve”.

Mary Poppins

mary poppins
Projeto antigo da produtora Time For Fun, parecia que finalmente sairia do papel em 2015. Mas não rolou. Houve uma chamada de atores para audições em abril, com desejo de montar o musical após o fim da temporada de “Mudança de Hábito”. Mas, novamente, ficou para outra vez. A T4F preferiu montar “Wicked” e os ensaios começam em janeiro.

Monomania

monomania peca
Peça sobre o poliamor, inspirada nas músicas da Clarice Falcão. Douglas Sampaio, vencedor da última edição de “A Fazenda”, chegou a ser confirmado no elenco do espetáculo, com texto de Lucas Baptista e Vanessa Marques, e direção de Matheus Brito (de “Amigos à Parte”). A Arlequim Produções anunciou testes de elenco em maio, com intenção de ensaiar em junho e julho para estrear em seguida. Não aconteceu. Não se tem mais notícias do projeto.

Se Meu Apartamento Falasse

se meu apartamento falasse
Projeto da Maria Clara Gueiros (de “Enfim, Nós”), que cuidou da tradução, com Charles Möeller e Claudio Botelho (de “Kiss Me, Kate”) para montar “Promises, Promises” no Brasil. Ela, Gregorio Duvivier (de “Portátil”) e Clarice Falcão (de “Confissões de Adolescente”) foram anunciados para o elenco, mas Clarice deixou de ser associada nas últimas notícias. Desde 2014, se fala nesta peça. A ideia era montá-la no meio do ano, mas adiaram para o início de 2016.

Vamp – O Musical

vamp o musical
A adaptação da novela para o teatro musical chegou a anunciar testes de elenco em abril. A produtora Aventura Entretenimento queria fazer audições em junho para estrear no segundo semestre. Não aconteceu. Ney Latorraca (de “Entredentes”) e Simone Gutierrez (de “Antes Tarde do Que Nunca”) foram associados ao elenco, mas ela se desligou do projeto para fazer outra peça. O diretor Jorge Fernando (de “Pequeno Dicionário Amoroso”), por sua vez, está comprometido com a novela das 18h “Êta Mundo Bom” e só poderá se dedicar à peça após o término do compromisso com a TV. Mas a Aventura mantém “Vamp” entre seus musicais confirmados para 2016.