papo de artista logo 4

(Foto: Divulgação/Nana Moraes)
(Foto: Divulgação/Nana Moraes)

O Tempo é e foi objeto de estudo de grandes pensadores e filósofos da humanidade e, apesar de todas as definições e conjecturas sobre sua eternidade e subjetividade, ele é sentido e medido todos os dias por nossos relógios biológicos e por nossos olhares que percebem qualquer mudança em nossos corpos, rostos e almas.

Envelhecer não é uma coisa fácil, mas é inevitável.

Algumas mulheres são privilegiadas por uma genética favorável e outras por uma rotina saudável de vida, mesmo assim ele passa e como passa…

Precisamos compreender que a beleza externa é bem inferior à beleza interna e que sem ela ninguém é verdadeiramente belo.

É preciso reconhecer no tempo sua sabedoria e, ao invés de lutar contra, devemos fazer dele um aliado.

Encontrar a beleza do tempo.

Não é tão difícil assim, basta extrair dele suas características: a paciência e a perseverança por exemplo, qualidades que nos ajudam a lidar com a vida e os nossos objetivos. A compreensão que nos ajuda a aceitar as diferenças e a ignorância. O amadurecimento que nos faz ouvir mais do que falar, e sermos menos ansiosos.

Clarice Lispector nos diz: “Nunca deixe de fazer algo que seu coração pede… o tempo pode passar e a oportunidade também. Não se esqueça que: Meta, a gente busca, Caminho, a gente acha, Desafio, a gente topa, Vida, a gente enfrenta, Saudade, a gente mata e Sonho, a gente realiza”.

Não existe prazo de validade para ser feliz.

E este é um ingrediente fundamental para que o tempo seja carinhoso com você.

Tenha uma dose diária de alegria, sorria sempre que puder com motivos ou sem eles, encontre-os e distribua sorrisos pela casa, com sua família, pelo trabalho e suas atividades cotidianas e garanto que o tempo vai se distrair de seu serviço insano de contar as horas.

Ser bela é também valorizar a sutileza das coisas.

Todas as coisas tem sua beleza e ela precisa ser valorizada com o seu olhar e com seu toque pessoal.

O espelho deve refletir não só sua imagem mas quem você é de verdade e esta pessoa que é você tem que aparecer em suas atitudes e palavras, em gestos de atenção e carinho, nas pequenas demonstrações de afeto e respeito com o outro, com a natureza, os animais e com você mesmo.

Todos nós podemos ser melhores a cada dia e esta é a beleza dos dias, eles são diferentes e nos surpreendem, nos chamam para a felicidade.

Talvez esta seja a melhor vingança contra o tempo.

Quando se é feliz o tempo não existe, só a eternidade!

Beth Goulart é atriz e diretora.