Estreia nesta semana o espetáculo “A Cartomante”, adaptação de um conto do escritor e jornalista Machado de Assis (1839-1908), que nunca escreveu para os palcos. A história é a de um triângulo amoroso, visto pelos olhos de uma mulher misteriosa, que tem nas cartas o poder de reger o encerramento da trama. A peça ficará em cartaz no Teatro Gonzaguinha, que fica em frente ao Terreirão do Samba, no Centro.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O espetáculo conta com oito atores, incluindo Thaysa Viana, que adaptou o conto de Machado. Dirigido por Lukas Schultheiss (de “O Sonho Encantado”), o elenco dá vida à história de Rita, Vilela e Camilo. Rita é casada com o advogado Vilela, que é contratado pelo amigo de infância, Camilo, para agilizar a burocracia envolvendo a morte de sua mãe. A reaproximação dos dois, no entanto, motiva um caso extraconjugal entre Rita e Camilo, que passa a receber cartas anônimas chamando-o de adúltero.

“A Cartomante” é um texto originalmente publicado na Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro, na década de 1880. Ele, portanto, está em domínio público e é facilmente encontrado em compilações da obra do escritor.

_____
SERVIÇO: sex e sáb, 19h30; dom, 18h. R$ 20. 90 min. Classificação: 14 anos. Até 29 de novembro. Teatro Municipal Gonzaguinha – Centro de Artes Calouste Gulbenkian – Rua Benedito Hipólito, 125 – Centro. Tel: 2224-3038.