O espetáculo “A Descoberta das Américas”, monólogo interpretado há anos por Julio Adrião, entrou para a programação da ocupação dos estudantes na Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna. A peça será apresentada na sexta (10/6), às 20h, no Teatro Armando Costa, dentro do colégio, no Centro. As senhas serão distribuídas uma hora antes da sessão. Para assistir, basta doar 1kg de alimento não perecível.
Os alunos, que ocupam a escola desde 9 de maio e já promoveram um Viradão Cultural, querem arrecadar esses mantimentos para ajudar os funcionários terceirizados da Martins Penna, que não recebem seus salários há quase quatro meses. Ao fim do espetáculo, também será passado um chapéu, para doações em dinheiro, que serão divididas entre os ocupantes e os funcionários. Os estudantes, sem aulas por conta de greve dos professores há três meses, reivindicam suspensão do calendário escolar (para que não percam o semestre), transporte e alimentação gratuitos, concurso para servidor efetivo, isonomia salarial, melhoras de infraestrutura e equipamentos, fim da taxa de inscrição para os testes de habilidade específica (THE), abertura da licenciatura em teatro e pagamento imediato do pessoal terceirizado.
“A Descoberta das Américas” é uma peça do italiano Dario Fo, com direção de Alessandra Vannucci (de “Naufrágos”). Considerado um dos melhores espetáculos cariocas dos últimos tempos pela crítica especializada, já foi visto por mais de 250 mil espectadores. Na história, Johan Padan é um malandro que embarca na caravela de Cristóvão Colombo e acaba testemunhando o descobrimento da América.
Além do espetáculo, a ocupação da escola também organiza a “Feijoada dos Solteiros” para o Dia dos Namorados, no domingo (12/6), com intuito de arrecadar dinheiro para os funcionários terceirizados e criticar o consumismo da data comemorativa. O evento cobrará um valor simbólico pela feijoada e começará às 13h, seguindo por toda tarde.